Mundo

Onda de frio deixa pelo menos dois mortos na Argentina

O Ministério do Planejamento da Argentina confirmou que o sistema de interconexão elétrica bateu ontem o recorde de demand

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 16h35.

Buenos Aires - A onda de frio que castiga a Argentina desde quinta-feira passada já deixou pelo menos dois mortos e causou cortes na provisão de gás para as indústrias, consequência do aumento recorde da demanda energética, informou nesta terça-feira a imprensa local.

Como já tinha ocorrido em anos anteriores, o aumento da demanda de gás para o consumo doméstico obrigou o Governo a impor restrições e inclusive cortes totais às indústrias para garantir o abastecimento aos lares, segundo os meios de comunicação.

Calcula-se que pelo menos 300 indústrias sofreram restrições importantes na provisão de gás que afetaram todos os setores: siderúrgico, petroquímico, automotivo, alimentício e mineiro, entre outros.

Pelo menos duas pessoas morreram desde segunda-feira em consequência das baixas temperaturas, uma jovem incapacitada de 19 anos que perdeu a vida por conta de um hipotermia e um homem de 55 anos que faleceu hoje na cidade de Catamarca, confirmou a polícia à Agência oficial Telám.

Os meios de comunicação argentinos falam de mais duas mortes na província de Mendoza. Um indigente que foi encontrado morto na rua e uma menina perdeu a vida em um incêndio em uma estufa.

O Ministério do Planejamento da Argentina confirmou que o sistema de interconexão elétrica bateu ontem o recorde de demanda, quando foi registrado um pico de 22.533 megawatts, o maior número do consumo da história do país, segundo informou a agência Télam.

O Ministério assegurou que, apesar da intensidade da onda de frio, o sistema de interconexão elétrica opera com normalidade e conta com uma reserva adicional de pelo menos dois mil megawatts.

A onda de frio, que se prolongará até quarta-feira, segundo as previsões do Serviço Meteorológico Nacional, fez cair bastante neve em várias regiões do país e, na capital, o termômetro ficou levemente acima dos zero graus. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaClimaMortes

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua