Mundo

Conselho da OEA volta a discutir situação da Venezuela

Antes disso, delegações dos países do continente já haviam começado a se reunir de forma informal para destravar a negociação


	Manifestante anti-governo em confronto com forças policiais em Caracas: ontem, o Conselho Permanente da OEA havia feito reunião de pelo menos oito horas
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Manifestante anti-governo em confronto com forças policiais em Caracas: ontem, o Conselho Permanente da OEA havia feito reunião de pelo menos oito horas (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2014 às 16h35.

Washington - A Organização dos Estados Americanos (OEA) retomou nesta sexta-feira suas deliberações oficiais com um atraso de quase três horas, com o objetivo de conciliar as divergências que na véspera impediram um acordo sobre uma declaração política ou a convocação dos ministros das Relações Exteriores para discutir a situação na Venezuela.

Antes disso, delegações dos países do continente já haviam começado a se reunir de forma informal para destravar a negociação.

Ontem, o Conselho Permanente da OEA havia feito uma reunião de pelo menos oito horas.

O embaixador uruguaio Milton Romani disse nesta sexta-feira que as reuniões informais buscam conciliar um texto proposto pela Bolívia que sugere o diálogo entre o governo e a oposição venezuelana e lamenta as 21 mortes ocorridas durante as quatro semanas de protestos, com uma emenda peruana para que o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, acompanhe o diálogo na Venezuela e sugira medidas adequadas ao conselho.

Romani descreveu como "aceitável" o texto boliviano porque é "solidário com o governo democraticamente eleito da Venezuela, reconhece o direito à liberdade de expressão pacífica e lamenta todas as mortes". Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaDiplomaciaOEA

Mais de Mundo

Trump diz ter visão 'semelhante' à de Xi Jinping sobre conflito no Irã

Irã diz que falta de confiança nos EUA dificulta avanço das negociações

Brics encerra reunião sem consenso sobre guerra no Oriente Médio

Diretor da CIA visita Cuba e leva mensagem de Trump sobre mudanças no regime