Mundo

Obama se reunirá com líderes da América Central

Presidente irá discutir a cooperação sobre o fluxo de crianças que emigram da América Central para os EUA


	Imigrantes desembarcam de um ônibus após serem libertados de priões pelas autoridades americanas
 (Samantha Sais/Reuters)

Imigrantes desembarcam de um ônibus após serem libertados de priões pelas autoridades americanas (Samantha Sais/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 21h04.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/barack-obama">Barack Obama</a></strong>, vai se reunir com os líderes de Honduras, Guatemala e El Salvador na próxima semana para discutir a cooperação sobre o fluxo de crianças que emigram da América Central para os EUA, informaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.</p>

A reunião acontece após queda no número de menores desacompanhados que atravessam a fronteira para Rio Grande Valley, no Texas, de acordo com autoridades.

Cerca de 2.000 crianças atravessavam semanalmente a fronteira em junho, disse uma autoridade a repórteres. Até a segunda semana de julho, o número caiu para menos de 1.000 e continua caindo, segundo o governo.

As autoridades vinculam a queda a uma série de fatores, incluindo campanhas norte-americanas de informação sobre os perigos da viagem para as crianças e declarações políticas claras de que os EUA não dariam aos migrantes cidadania norte-americana.

As autoridades disseram ainda que a queda também teve relação com fatores climáticos. Tradicionalmente, menos pessoas cruzam a fronteira nos meses quentes do verão.

Obama recebeu críticas de republicanos por sua política de imigração, que a oposição afirma ter encorajado o aumento no número de menores que entram ilegalmente no país.

O encontro do presidente com líderes de países da América Central, em 25 de julho, será na Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:América CentralBarack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)ImigraçãoPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia