Mundo

Obama registra índice de aprovação de 50%, maior desde 2013

Este número mostra um crescimento de 5% com relação ao registrado no início do ano e é o mais alto de Obama desde maio de 2013


	Barack Obama: 87% dos considerados democratas aprovam sua gestão, enquanto o número cai para 11% entre os republicanos
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: 87% dos considerados democratas aprovam sua gestão, enquanto o número cai para 11% entre os republicanos (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2016 às 15h51.

Washington - O presidente Barack Obama encara seu último ano na Casa Branca com os maiores índices aprovação em três anos, 50%, indicou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela empresa "Gallup".

Este número mostra um crescimento de 5% com relação ao registrado no início do ano e é o mais alto de Obama desde maio de 2013.

Deste modo, o líder americano supera seu antecessor, o republicano George W. Bush, que contava com um aprovação por parte dos cidadãos de 32% em março de 2008.

Obama, no entanto, fica atrás dos índices de outros presidentes nesse mesmo momento do segundo mandato, como o democrata Bill Clinton, que registrava 63% em março de 2000 e o republicano Ronald Reagan, com 51% em março de 1988.

A pesquisa coincide com a agitada campanha eleitoral das eleições primárias nos EUA, com os aspirantes republicanos, especialmente o magnata Donald Trump, carregando de maneira frontal contra o legado do líder democrata.

Apesar dos bons dados, o atual presidente americano continua sendo uma figura polarizadora: 87% dos considerados democratas aprovam sua gestão, enquanto o número cai para 11% entre os republicanos.

Em seu último ano na Casa Branca, Reagan mostrava um respaldo menos marcado pelas linhas partidárias, ao ter a aprovação de 81% entre os republicanos e 28% entre os democratas.

Além disso, Bill Clinton, contava com o sinal verde de 89% dos democratas e 31% dos republicanos.

A pesquisa de Gallup foi realizada entre 28 de fevereiro e 6 de março, com 3.563 adultos e tem uma margem de erro de 2%. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)PersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h