Mundo

Obama reconhece "tropeços" após debate ruim

Presidente lembrou que até mesmo a bem-sucedida campanha de 2008 teve "tropeços" pelo caminho


	Falando para uma multidão de cerca de 6 mil pessoas em um show em Los Angeles, Obama elogiou os vários artistas, incluindo Jon Bon Jovi e Jennifer Hudson
 (Jason Lee/Reuters)

Falando para uma multidão de cerca de 6 mil pessoas em um show em Los Angeles, Obama elogiou os vários artistas, incluindo Jon Bon Jovi e Jennifer Hudson (Jason Lee/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 08h31.

Los Angeles - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama reconheceu no domingo seu desempenho ruim no debate contra o republicano Mitt Romney e lembrou partidários, em um evento de arrecadação de recursos na Califórnia, que até mesmo a bem-sucedida campanha de 2008 teve "tropeços" pelo caminho.

Falando para uma multidão de cerca de 6 mil pessoas em um show em Los Angeles, Obama elogiou os vários artistas --incluindo Jon Bon Jovi e Jennifer Hudson-- que se apresentaram anteriormente para o público.

"Eles simplesmente são perfeitos noite após noite. Eu não posso sempre dizer o mesmo", disse Obama, que recebeu risos e aplausos.

O bom desempenho de Romney no debate na quarta-feira ajudou a diminuir a diferença nas pesquisas do republicano para o presidente, que é o líder nacional e em vários Estados decisivos na eleição de 6 de novembro.

Obama, cuja campanha disse que iria fazer ajustes em consequência do resultado do debate, destacou que a vitória pela Casa Branca há quatro anos teve uma própria parcela de obstáculos, incluindo erros que ele próprio cometeu.

"Voltando em 2008, todo mundo sempre lembra a vitória, mas nem sempre se lembra dos tropeços pelo caminho", disse.

"As coisas sempre ficam boas em retrospecto. Mas durante... fizemos todos os tipos de erros. Nós fizemos trapalhadas. Eu fiz trapalhadas. Mas o povo americano nos levou adiante", disse.

Em outro evento de arrecadação para a campanha, mais íntimo, Obama comprometeu-se a trabalhar mais do que nunca para ganhar a reeleição, no que pode ter sido um esforço para tranquilizar seus partidários após a atuação no debate.

"Vocês vão me ver trabalhando tão duro quanto eu já trabalhei pelos próximos 30 dias", disse.

O presidente observou que o encontro com Romney aconteceu no mesmo dia do seu 20o aniversário de casamento, um fato que ele apresentou como outra possível razão para o mau desempenho.


"A data real do aniversário não foi tão romântica", disse ele aos risos do público, que incluía o ator George Clooney. "Houve alguma especulação sobre se isso teve algum impacto sobre o meu desempenho."

Obama está realizando uma série de eventos de captação de recursos na Califórnia, em um esforço para aumentar os cofres de sua campanha para a reta final da corrida contra Romney.

No sábado, a campanha anunciou que, juntamente com seus aliados do Partido Democrata, arrecadou um recorde de 181 milhões de dólares em setembro.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame