Mundo

Obama:'Não me preocupo pelo impacto do furacão nas eleições'

''A prioridade agora é a segurança, a eleição se ocupará de si mesma durante a semana'', disse Obama


	Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, anunciaram o cancelamento de seus eventos eleitorais
 (Jewel Samad/AFP)

Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, anunciaram o cancelamento de seus eventos eleitorais (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 13h54.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que está mais preocupado pela segurança dos cidadãos perante a chegada do furacão Sandy que por seu impacto nas eleições presidenciais.

''A prioridade agora é a segurança, a eleição se ocupará de si mesma durante a semana'', disse Obama em uma declaração na Casa Branca, antes de realizar uma reunião com os diretores das agências de segurança e meteorologia para analisar a evolução do furacão.

Neste encontro, Obama conversou com Janet Napolitano, secretária de Segurança Nacional; Craig Fugate, diretor da Agência Federal para Gestão de Emergências (Fema, em inglês); o secretário de Transporte, Ray Lahood; o secretário de Energia, Steve Chu, e o diretor do Centro Nacional de Furacões (NHC), Richard Knabb.

Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, anunciaram o cancelamento de seus eventos eleitorais previstos para hoje devido à chegada do furacão Sandy, que deve tocar terra nesta segunda-feira na costa leste de EUA, onde serão afetados cerca de 50 milhões de habitantes.

O chefe de campanha de Obama, Jim Messina, explicou também hoje em entrevista coletiva telefônica que o mais importante agora ''é a segurança das pessoas'' e que a agenda de campanha será estudada dia a dia.

Além disso, destacou que a decisão de suspender o ato desta manhã na Flórida e o de amanhã em Wisconsin respondem a uma ''questão de responsabilidade'' e em nenhum caso são parte da ''tática'' da campanha democrata. 

Confira a declaração oficial de Barack Obama sobre o furacão

https://youtube.com/watch?v=oyZltYdr8Ao%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasFuracão SandyFuracõesPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame