Mundo

Obama felicita Francisco I e o julga "paladino dos pobres"

Em comunicado emitido pela Casa Branca, Obama afirmou que ele e sua esposa, Michelle, estendem "calorosas saudações" ao papa Francisco I após ser eleito pontífice


	Como o primeiro papa das Américas, "sua escolha também reflete a fortaleza e vitalidade de uma região que cada vez mais molda nosso mundo", ressaltou Obama
 (©afp.com / Win Mcnamee)

Como o primeiro papa das Américas, "sua escolha também reflete a fortaleza e vitalidade de uma região que cada vez mais molda nosso mundo", ressaltou Obama (©afp.com / Win Mcnamee)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 19h56.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta quarta-feira o novo papa Francisco I, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, como o primeiro pontífice latino-americano e o descreveu como um "paladino dos pobres e dos mais vulneráveis".

Em comunicado emitido pela Casa Branca, Obama afirmou que ele e sua esposa, Michelle, estendem "calorosas saudações" ao papa Francisco I após ser eleito pontífice.

"Como paladino dos pobres e dos mais vulneráveis, ele leva a mensagem de amor e compaixão que inspirou o mundo por mais de dois mil anos", disse o presidente americano.

Como o primeiro papa das Américas, "sua escolha também reflete a fortaleza e vitalidade de uma região que cada vez mais molda nosso mundo", ressaltou Obama.

"Assim como valorizei nosso trabalho com o papa Bento XVI, espero trabalhar com Sua Santidade para levar paz, segurança e dignidade para nosso próximo, sem importar sua fé. Nos unimos com os povos do mundo ao oferecer nossas orações pelo Santo Padre, que começa o sagrado trabalho de liderar a Igreja católica em nosso mundo moderno", concluiu Obama.

Calcula-se que há pouco mais de 77 milhões de católicos nos EUA que formam, em seu conjunto, 25% da população. A comunidade hispânica contribuiu para o crescimento da Igreja Católica neste país.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e arcebispo de Buenos Aires, se tornou hoje o 266º pontífice da Igreja Católica, em substituição do papa emérito Bento XVI, que efetivou sua renúncia no último dia 28 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPapasPapa FranciscoBarack ObamaJorge Mario Bergoglio

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump