Mundo

Obama está prestes a declarar apoio a Hillary, diz mídia

O presidente dos Estados Unidos pode endossar Hillary Clinton ainda nesta semana como a candidata presidencial do Partido Democrata


	Obama: o esperado apoio de Obama, relatado pelo jornal New York Times e pela rede CNN, daria um bem-vindo fôlego à Hillary e aos democratas
 (Kevin Lamarque / Reuters)

Obama: o esperado apoio de Obama, relatado pelo jornal New York Times e pela rede CNN, daria um bem-vindo fôlego à Hillary e aos democratas (Kevin Lamarque / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2016 às 16h58.

Los Angeles - Depois de se manter apartado dos embates de campanha durante meses, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode endossar Hillary Clinton ainda nesta semana como a candidata presidencial do Partido Democrata, sinalizando para que Bernie Sanders finalmente abandone a árdua disputa, noticiou a mídia norte-americana nesta segunda-feira.

O esperado apoio de Obama, relatado pelo jornal New York Times e pela rede CNN, daria um bem-vindo fôlego à Hillary e aos democratas que acreditam que o partido precisa voltar suas atenções totalmente para o enfrentamento com o provável indicado republicano, Donald Trump.

Embora tenha feito comentários indicando uma preferência por Hillary, sua ex-secretária de Estado, Obama até agora vinha evitando um aval explícito e concentrando suas observações sobre a corrida presidencial a críticas contra Trump.

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca não quis comentar a escolha do momento de qualquer anúncio de apoio, mas disse que Obama está disposto a fazer campanha onde quer que possa ser útil.

Há tempos Hillary é a favorita à indicação democrata para a eleição geral de 8 de novembro, mas teve que enfrentar uma luta dura com Sanders, senador de Vermont que vem atacando a ex-primeira-dama com uma plataforma esquerdista.

Ela deve conquistar a indicação na terça-feira, quando seis Estados norte-americanos – Califórnia, Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nova Jersey e Novo México – irão votar em primárias partidárias.

A campanha de Hillary espera que ela concretize a nomeação no início da noite de terça-feira com uma vitória em Nova Jersey, antes mesmo dos resultados da Califórnia, o Estado com maior número de delegados em jogo e provavelmente o último a relatar os resultados na terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDemocraciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros