Mundo

Obama e Romney falam sobre fé pela primeira vez em campanha

Romney, ex-governador de Massachusetts, que é mórmon, afirmou que a fé é "uma parte integral" de sua vida e contou sobre os serviços que presta em sua igreja


	Para Obama, que se declara cristão, sua fé o faz consciente de que é "amado" por Deus
 (Joe Raedle/Getty Images)

Para Obama, que se declara cristão, sua fé o faz consciente de que é "amado" por Deus (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2012 às 19h54.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o pré-candidato presidencial republicano, Mitt Romney, falaram pela primeira vez durante a campanha eleitoral sobre sua fé religiosa.

Em entrevista divulgada nesta terça-feira pela "Cathedral Age", revista trimestral da Catedral Nacional de Washington (comunhão anglicana), Romney, ex-governador de Massachusetts, que é mórmon, afirmou que a fé é "uma parte integral" de sua vida e contou sobre os serviços que presta em sua igreja.

"Minha fé se baseia na convicção de que uma das consequências de nossa humanidade é a responsabilidade que devemos ter uns com os outros", explicou o republicano. Para Obama, que se declara cristão, sua fé o faz consciente de que é "amado" por Deus.

A revista, que tem uma tiragem de 30 mil exemplares, apresentou um questionário de oito perguntas idênticas a ambas campanhas e publicou as respostas na íntegra dos dois candidatos à Presidência.

"Em primeiro lugar, minha fé cristã me dá uma perspectiva e uma segurança que não acho que pudesse ter de outra maneira: sou amado. No final, Deus é quem tem o controle, e minha principal responsabilidade é amar a Deus com todo meu coração, alma e mente, e amar a meu próximo como a mim mesmo", disse o atual presidente.


Obama ressaltou além disso que sua fé cresceu durante o exercício da Presidência. "Este escritório tende a fazer com que a pessoa reze mais, e como o presidente Lincoln disse uma vez: 'me coloquei de joelhos muitas vezes pela arrasadora convicção de que não tinha outro lugar para ir", acrescentou.

A revista pediu a cada candidato que citasse sua passagem favorita das Escrituras, uma oração ou outras "palavras de sabedoria". Romney citou o Evangelho de São Mateus: "porque tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e me acolhestes; estive nu, e me vestistes".

Por sua vez, Obama citou os versículos do profeta Isaias 40:31 e o Salmo 46, que começa: "Deus é nosso amparo e fortaleza, nosso breve auxílio nas tribulações", verso que leu no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro.

No domingo, Obama e Romney assistiram a ritos religiosos com suas famílias - o presidente na Igreja Episcopal de San Juan, em frente à Casa Branca, e o republicano em uma reunião sacramental na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Wolfeboro, no estado de New Hampshire.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticosReligião

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro