Mundo

Obama e Romney começam ciclo de debates amanhã

Candidatos à presidência dos Estados Unidos farão o primeiro debate amanhã, sob o tema política doméstica

Obama e Romney em campanha: os vice presidentes também vão debater (Getty Images/montagem EXAME.com)

Obama e Romney em campanha: os vice presidentes também vão debater (Getty Images/montagem EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 09h55.

São Paulo – Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e Mitt Romney, iniciam amanhã um ciclo de debates antes das eleições no dia 6 de novembro – e nem os candidatos à vice escapam. Nesta quarta-feira será realizado o primeiro dos quatro debates.

O tema de amanhã será política doméstica. O assunto será dividido em seis blocos de, aproximadamente, 15 minutos cada. O moderador vai abrir cada bloco com uma pergunta, que cada candidato terá dois minutos para responder. O debate será realizado na Universidade de Denver.

Na próxima semana, na quinta-feira, será a vez de os candidatos a vice-presidente debaterem, no Centre College, em Danville. Os temas serão relativos a assuntos domésticos e também política externa. 

No dia 16, Obama e Romney estarão frente à frente novamente, dessa vez com maior participação dos cidadãos, que irão fazer perguntas para os candidatos. Os cidadãos participantes serão escolhidos pela Gallup. O debate será realizado na Hofstra University, em Hempstead.

O último debate será no dia 22 de outubro, na Lynn University, em Boca Raton. O formato será o mesmo do primeiro debate, mas, dessa vez, o tema será política externa. 

Os três debates serão organizados pela Commission on Presidential Debates (Comissão de debates presidenciais), uma organização apartidária e que não visa lucro que patrocina e produz debates presidenciais desde 1988. Os debates terão duração de 90 minutos e serão transmitidos por várias redes americanas a partir das 21 horas de amanhã (22 horas, horário de Brasília).

A CBS News estima que 16 milhões de pessoas devem assistir ao debate de amanhã – quase metade do número de eleitores esperado. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame