Mundo

Obama e Hollande conversam sobre ebola e ações contra EI

Sobre surto do vírus, eles concordaram "que é preciso fazer mais, e mais rapidamente, para estabelecer centros de tratamento nos países afetados da África"


	Obama: ele tinha conversado também com secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon
 (Reuters/Jonathan Ernst)

Obama: ele tinha conversado também com secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon (Reuters/Jonathan Ernst)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 19h41.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou trocou um telefonema com o presidente francês, François Hollande, em que conversaram sobre a coordenação de ações para conter a epidemia de ebola na África Ocidental e para discutir a ameaça que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) representa.

Sobre o surto do vírus, os dois líderes concordaram "que é preciso fazer mais, e mais rapidamente, para estabelecer centros de tratamento nos países afetados da África", e que "todos os países devem desempenhar um papel" para deter a propagação do ebola e salvar vidas.

A Casa Branca indicou no comunicado que os presidentes também discutiram as medidas adicionais que podem ser tomadas para conter a propagação do vírus fora da região em que a epidemia se concentra, incluindo o controle de passageiros na saída e na chegada das nações mais afetadas.

Hoje Obama tinha conversado também com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, sobre a necessidade de estabelecer uma resposta internacional mais rápida ao vírus, e criar "compromissos mais sólidos" para combater a epidemia.

Sobre o EI, Obama agradeceu "a importante contribuição da França aos esforços da coalizão" para atacar alvos jihadistas no Iraque e para capacitar as Forças de Segurança iraquianas.

"Os dois líderes discutiram os esforços em curso para lutar contra as forças do Estado Islâmico na região e a necessidade de os parceiros da coalizão tomarem medidas para resistir à ameaça do EI", acrescentou a nota.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDoençasEbolaEpidemiasFrançois HollandePersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame