Mundo

Obama diz que é cedo para dizer se diplomacia vai funcionar

Presidente dos Estados Unidos pediu em discurso para que norte-americanos apoiem um ataque potencial contra a Síria

Presidente dos EUA, Barack Obama, realiza um discurso sobre a situação na Síria na Casa Branca, em Washington (Evan Vucci/Reuters)

Presidente dos EUA, Barack Obama, realiza um discurso sobre a situação na Síria na Casa Branca, em Washington (Evan Vucci/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 22h53.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira aos norte-americanos para que apoiem um ataque potencial contra a Síria e disse que era muito cedo para dizer se um esforço diplomático para o presidente sírio, Bashar al-Assad, colocar as armas químicas do país sob controle internacional seria bem-sucedido.

"É muito cedo para dizer se esta oferta será bem-sucedida", disse Obama durante um discurso em horário nobre na TV proferido na Casa Branca, referindo-se a uma proposta da Rússia.

"E qualquer acordo deve verificar se o regime de Assad manterá os seus compromissos. Mas essa iniciativa tem o potencial para remover a ameaça de armas químicas sem o uso da força." Os EUA querem atacar a Síria como punição pelo ataque com armas químicas de 21 de agosto que, segundo autoridades norte-americanas, matou 1.429 pessoas. Assad nega ter usado essas armas e a Rússia diz que também há dúvidas sobre a autoria do ataque.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaGuerrasPersonalidadesPolíticosSíria

Mais de Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque