Mundo

Obama chega à Estônia em visita com foco na Ucrânia

Barack Obama chegou à Estônia em uma visita com foco no conflito ucraniano


	Barack Obama, acena antes de embarcar em viagem para a Estônia
 (Larry Downing/Reuters)

Barack Obama, acena antes de embarcar em viagem para a Estônia (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 08h50.

Vilnius - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira a Tallinn, em uma visita com o foco no conflito na Ucrânia e da qual as três antigas repúblicas soviéticas do Báltico - Estônia, Letônia e Lituânia, todas elas membros da Otan - esperam um reforço de sua segurança.

O avião presidencial, o Air Force One, pousou no aeroporto de Tallinn às 6h20 (horário local, 0h20 de Brasília), informou desde a vizinha Estônia a agência "Delfi".

Como é habitual em suas visitas, as atividades do chefe da Casa Branca começarão com uma reunião com o pessoal da embaixada americana em Tallinn, após o que Obama irá ao palácio presidencial, onde será realizada a cerimônia de recepção oficial.

Obama fará uma reunião com o presidente anfitrião, Toomas Hendrik Ilves, com quem dará uma entrevista coletiva.

Também vai conversar com o primeiro-ministro estoniano, Taavi Roivas, com quem, como antecipou Washington, falará não apenas das relações bilaterais, mas também de cooperação estratégica e regional, e da associação transatlântica.

Pela tarde, Obama se reunirá novamente com Ilves, encontro ao qual se somarão os presidentes da Lituânia, Dalia Grybauskaite, e Letônia, Andris Berzins.

Os três países bálticos, assim como a Polônia, pediram o aumento da presença militar da Otan em seus respectivos territórios devido ao conflito na Ucrânia.

"Está carregado de simbolismo político o fato de que o presidente dos Estados Unidos venha à Estônia diretamente de Washington para depois seguir viagem à cúpula da Otan no País de Gales", declarou às vésperas da visita de Obama o ministro das Relações Exteriores estoniano, Urmas Paet.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaOtanPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social