Mundo

Obama amplia vantagem sobre Romney entre hispânicos

O candidato à reeleição ampliou sua vantagem sobre seu rival republicano a 70% contra 22%

Barack Obama: o presidente candidato à reeleição ampliou sua vantagem sobre seu rival republicano, Mitt Romney, a 70% contra 22% entre os eleitores hispânicos nos EUA (Jim Watson/AFP)

Barack Obama: o presidente candidato à reeleição ampliou sua vantagem sobre seu rival republicano, Mitt Romney, a 70% contra 22% entre os eleitores hispânicos nos EUA (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 12h00.

Washington - O presidente candidato à reeleição, Barack Obama, ampliou sua vantagem sobre seu rival republicano, Mitt Romney, a 70% contra 22% entre os eleitores hispânicos nos Estados Unidos, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira a menos de quatro meses das eleições.

Esta é a primeira vez que Obama alcança 70% das intenções de voto nos últimos 20 meses entre a comunidade hispânica, a primeira minoria do país, segundo a empresa Latino Decisions, que realizou sua última pesquisa de 7 a 16 de julho entre 504 eleitores hispânicos registrados.

Há um mês, Obama liderava a corrida com 66% das intenções de voto contra 23% para o candidato republicano, segundo a empresa.

A vantagem aumentou depois que Obama anunciou, em junho, uma isenção nas deportações sob certas condições de jovens ilegais que chegaram aos Estados Unidos com menos de 16 anos, e após participar da convenção de um importante grupo hispânico, ressaltou a Latino Decisions.

Além disso, a pesquisa foi realizada depois da decisão da Suprema Corte de 25 de junho, que declarou inconstitucionais vários trechos da lei do Arizona SB 1070, mas autorizou a polícia deste estado a controlar os documentos de suspeitos de serem ilegais, o que foi criticado por Obama.

O presidente tem vantagem sobre Romney em todos os segmentos do eleitorado latino: nos nacionalizados (72%-19%), nos nascidos nos Estados Unidos (69%-25%), nos que têm como primeiro idioma o espanhol (76%-15%) e entre os que dominam o inglês (66%-28%).

Os resultados desta pesquisa, que tem uma margem de erro de 4,4%, seguem os resultados de outras pesquisas entre hispânicos, que, invariavelmente, concedem uma ampla vantagem a Obama.

Em 2008, Obama obteve dois terços do voto hispânico.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Religiosos de vilarejo indiano onde avô de Kamala Harris viveu rezam por vitória da democrata

Mais na Exame