Mundo

O que é o pó rosa jogado em Los Angeles para combater incêndios

Phos-Check é usado para conter incêndios, mas gera debate ambiental nos EUA

Substância rosa combate o fogo e colore Los Angeles (Valerie Macon/AFP)

Substância rosa combate o fogo e colore Los Angeles (Valerie Macon/AFP)

Vincenzo Calcopietro
Vincenzo Calcopietro

Redator na Exame

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 09h00.

Desde a última semana, a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, tem sofrido com fortes incêndios que deixaram, pelo menos, 24 mortos até o momento. 

E é exatamente por isso que desde que o fogo começou que a região tem sido “bombardeada” por uma substância cor-de-rosa, deixando várias regiões da cidade coloridas. O pó é uma mistura que ajuda a retardar o avanço das chamas, chamado de “Phos-Check”, e é despejada por veículos aéreos, como aviões e helicópteros.

Como ele funciona?

A substância, segundo a Associated Press, é uma mistura de água, fertilizantes e óxido de ferro, que torna a mistura facilmente visível. Ao invés de jogar o Phos-Check direto no fogo, ele é despejado em regiões que o fogo ainda não chegou para impedir que ele se alastre.

Conforme o Serviço Florestal dos Estados Unidos, os retardantes "reduzem a taxa de propagação do fogo por meio do resfriamento e do revestimento de combustíveis (matéria orgânica), esgotando o oxigênio do fogo e diminuindo a taxa de combustão do combustível, pois os sais inorgânicos do retardante alteram a forma como os combustíveis queimam."

Basicamente, a mistura afeta quimicamente a vegetação de uma forma que, quando o fogo chega, ele não queima da mesma forma e isso retarda o seu avanço.

Impacto ambiental

De acordo com a AP, o Phos-Chek é amplamente usado nos EUA desde 1960 e é o retardante mais usado no mundo.

Apesar disso, ambientalistas argumentam que a mistura pode afetar o meio ambiente e, em 2022,entraram com um pedido de suspensão do uso do produto. Apesar disso, no mesmo ano a justiça americana decidiu que a substância poderia continuar sendo usada.

Mesmo assim, vale dizer que o Serviço Florestal proíbe o uso de retardantes sobre águas e habitats de espécies ameaças por apresentar perigo para a saúde da vida selvagem. A regra não é válida quando a vida humana ou a segurança pública estão ameaçadas.

Acompanhe tudo sobre:Los AngelesIncêndios

Mais de Mundo

Coreia do Sul irá reformar pistas de vários aeroportos após acidente da Jeju Air

Novo primeiro-ministro francês enfrenta primeiro momento-chave para sobrevivência de seu governo

Posse de Trump tem esquema de segurança contra ameaça de "lobos solitários"

Negociadores discutem “pontos técnicos”, mas trégua em Gaza já está fechada, diz Hamas