Mundo

Número de pobres nos EUA chega a nível recorde: 46,2 milhões

O relatório do governo diz que o número de pobres no país é o maior desde que o órgão federal começou a publicar estimativas sobre a pobreza, há 52 anos

A taxa de empobrecimento é a maior desde 1993 (Spencer Platt/Getty Images)

A taxa de empobrecimento é a maior desde 1993 (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 15h16.

Washington - O número de norte-americanos vivendo abaixo da linha de pobreza alcançou a cifra recorde de 46,2 milhões de pessoas em 2010, num momento em que a economia dos Estados Unidos tentava sair da recessão, informou o governo federal nesta terça-feira.

Num relatório que evidencia o enorme desafio econômico enfrentado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e o Congresso do país, o Escritório do Censo afirmou que a taxa nacional de pobreza subiu pelo terceiro ano consecutivo. O aumento foi de 0,8 por cento, passando a 15,1 por cento da população. Em 2009, eram 43,6 milhões vivendo na pobreza.

O relatório diz que o número de pobres no país é o maior desde que o órgão federal começou a publicar estimativas sobre a pobreza, há 52 anos. A taxa de empobrecimento é a maior desde 1993.

A renda das residências dos EUA caiu 2,3 por cento, passando a 49.445 dólares por ano, e o número de norte-americanos sem plano de saúde está em torno de 50 milhões.

A deterioração da economia dos EUA mostrada nos indicadores do Censo provavelmente se agravou em 2011, já que o crescimento econômico diminuiu, o desemprego permaneceu estancado acima dos 9 por cento e aumentou o receio de uma recessão maior.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)PobrezaCrise econômicaCrises em empresas

Mais de Mundo

Ebola mata 2.184 na RDC em surto com 4.665 casos

Irã confirma presença na cúpula dos Brics em setembro

Terremoto de 7,4 na Colômbia deixa 281 mortos; buscas continuam

'Nações Desunidas': por que o próximo líder da ONU herdará entidade fragmentada