Mundo

Número de casos de zika na Espanha aumenta para 229

Embora o quadro clínico da doença seja leve, o caso das grávidas é mais preocupante pois há grande suspeita de que o vírus da zika possa provocar microcefalia


	Zika: em julho, nasceu em Barcelona o primeiro bebê europeu com microcefalia
 (Alvin Baez / Reuters)

Zika: em julho, nasceu em Barcelona o primeiro bebê europeu com microcefalia (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2016 às 13h12.

Madri - O número de casos de zika vírus diagnosticados na Espanha subiu de 219 para 229 e, destes, 37 correspondem a mulheres grávidas que estão tendo acompanhamento médico, de acordo com protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde espanhol.

Embora o quadro clínico da doença seja leve, o caso das grávidas é mais preocupante pois há grande suspeita de que o vírus da zika possa provocar microcefalia e outras alterações neurológicas nos bebês.

A maioria dos casos, apenas um deles autóctone, foram diagnosticados na região da Catalunha e Madri, com 87 e 58 pacientes, respectivamente.

No dia 25 de julho deste ano, nasceu em Barcelona o primeiro bebê europeu com microcefalia e outras má formações depois de sua mãe ter contraído o vírus em uma viagem à América Latina.

O vírus da zika apresenta sintomas semelhantes ao da gripe, mal-estar generalizado e pequenas erupções na pele com coceiras que desaparecem em quatro ou cinco dias, embora alguns infectados sequer apresentem sintomas. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsDoençasZikaEspanhaMicrocefaliaGravidez

Mais de Mundo

Marrocos impede entrada de 148 migrantes em tentativa de travessia para Ceuta

Ucrânia lança quase 600 drones contra território russo

Número de mortos em terremoto na Colômbia sobe para 294

Talibãs comemoram cinco anos no poder no Afeganistão