Mundo

Novo terremoto, de 4,0 graus, atinge Nova Jersey, perto de Nova York

Segundo USGS, o abalo aconteceu por volta das 17h59, do horário local

Novos tremores ocorreram em Nova Jersey, nos Estados Unidos (Spencer Platt/Getty Images)

Novos tremores ocorreram em Nova Jersey, nos Estados Unidos (Spencer Platt/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 5 de abril de 2024 às 19h37.

Última atualização em 5 de abril de 2024 às 20h26.

Um tremor secundário de magnitude preliminar 4,0 atingiu o sudoeste de Gladstone, em Nova Jersey, na tarde desta sexta-feira, 5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN.

O abalo aconteceu por volta das 17h59, do horário local (18h59 pelo horário de Brasília), disse o USGS.

O tremor secundário ocorre quase 8 horas após o choque principal de magnitude 4,8 desta manhã em Nova York. Houve pelo menos 10 tremores secundários, embora a maioria estivesse na faixa de magnitude 1,8 a 2,2.

Segundo o jornal USA Today, o epicentro foi a cerca de 72 quilômetros da cidade de Nova York, onde moradores relataram tremores mais cedo.

Não houve relatos imediatos de grandes destruições ou quaisquer mortes. Autoridades locais e regionais disseram que foram estão sendo feitas inspeções para garantir que edifícios, pontes e outras infraestruturas tenham sido danificadas, informou a rede norte-americana NBC.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o terremoto foi sentido em todo o estado. “Minha equipe está avaliando os impactos e quaisquer danos que possam ter ocorrido e iremos atualizar o público ao longo do dia”.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de Nova York, Eric Adams, disse que não foram relatados feridos ou impactos à infraestrutura da cidade.

Susto pela manhã

Um tremor de terra de 4,7 graus de magnitude atingou a cidade de Nova York na manhã desta sexta. Não houve registro de mortos ou feridos.

O terremoto teve o epicentro em White House Station, no estado de Nova Jersey, uma pequena cidade a cerca de 70 km da cidade de Nova York. O tremor ocorreu a 5 km de profundidade, às 10h23 na hora local (11h23 em Brasília), segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

De acordo com o New York Times, o tremor foi sentido em vários prédios de Nova York e sirenes dispararam pela cidade. Moradores receberam alertas nos celulares para buscarem proteção.

(Com informações de AFP)

Acompanhe tudo sobre:TerremotosEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Bolsonaro, Maduro e Kirchner também foram alvo de ataques quase mortais; veja lista

Ucrânia afirma que impediu avanço em alguns pontos da região de Kharkiv

O que esperar de Putin na China — e por que os países estão tão próximos agora

Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: o que se sabe até agora sobre o atentado

Mais na Exame