Mundo

Novo fundo de resgate da UE será de 500 bi de euros

Mecanismo de resgate para países com problemas deve entrar em vigor em 2013

Parlamento Europeu: fundos para países problemáticos devem chegar a 500 bilhões de euros (Sergio Galletti/Wikimedia Commons)

Parlamento Europeu: fundos para países problemáticos devem chegar a 500 bilhões de euros (Sergio Galletti/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2011 às 16h58.

Berlim - Um novo mecanismo permanente de resgate para a zona do euro a partir de 2013 deverá ter um volume de 500 bilhões de euros, segundo planos da Comissão Europeia, informou neste sábado a revista alemã Der Spiegel.

A revista, que não deu detalhes sobre suas fontes, disse que a Comissão planeja permitir que o Mecanismo de Estabilização Europeia (ESM, na sigla em inglês) tenha um estoque de capital de 100 bilhões de euros e tenha como modelo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os fundos, segundo a reportagem, seriam depositados no BCE e cada país contribuiria com sua porção correspondente.

A revista disse que o pleito para que os credores privados venham a participar de futuros esforços de resgate é apenas mencionado brevemente e que eles participariam apenas "voluntariamente".

Em uma cúpula realizada em dezembro, líderes europeus concordaram em criar um mecanismo permanente a partir de meados de 2013 para resolver problemas de dívida soberana. O mecanismo irá substituir o sistema temporário --um mecanismo emergencial de empréstimo de 750 bilhões de euros criado pela UE e o FMI em maio.

Acompanhe tudo sobre:EuropaDívida públicaEndividamento de países

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE