O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: 49% dos americanos acreditam que Obama vela mais pela classe média do país (Alex Wong/Getty Images/AFP)
Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2012 às 19h34.
Washington - O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, gera maior confiança em matéria econômica, mas seu rival democrata, Barack Obama, o supera em intenções de voto em estados que serão decisivos nas eleições presidenciais, segundo uma enquete publicada nesta terça-feira.
A pesquisa, divulgada pelo canal ''NBC'' e o pelo jornal ''The Wall Street Journal'', aponta que a economia, muito presente na atual corrida presidencial, será fundamental para decidir o vencedor do pleito de novembro.
Entre os consultados, 43% deles assinalaram que o virtual candidato republicano conta com melhores ideias para melhorar a economia, comparado com os 36% que apostam nas propostas de Obama.
No entanto, o presidente dos EUA e candidato democrata conta com melhores números em estados que serão decisivos para os resultados eleitorais, como Ohio (com quatro pontos de vantagem), Iowa (um ponto) e New Hampshire (cinco pontos acima).
E, segundo o relatório, a economia também explica essa vantagem. Nos três estados, os níveis de desemprego caíram e estão atualmente abaixo da média nacional, de 8,2% do total da população ativa.
Em estados indecisos onde o desemprego supera a média americana, a situação é mais ambígua para Romney, com uma ligeira vantagem na Carolina do Norte, mas dois pontos abaixo em Michigan.
Além da economia, 49% dos americanos acreditam que Obama vela mais pela classe média do país, contra 33% que prefere Romney.
Também avaliam a experiência do atual presidente do país, já que 48% veem Obama com mais aptidões para governar entre 2013 e 2017, 16 pontos na frente de Romney.
A pesquisa, que consultou mil pessoas, tem uma margem de erro de 3%, para mais ou para menos.