Mundo

Coreia do Sul fará novos testes em automóveis da Volkswagen

As avaliações devem começar em meados de outubro e vão se estender também “aos veículos que anteriormente passaram com êxito nos testes”


	Volkswagen: segundo funcionários do Ministério do Meio Ambiente, serão submetidos a testes os modelos Golf e Jetta, da marca alemã
 (Fabian Bimmer/Reuters)

Volkswagen: segundo funcionários do Ministério do Meio Ambiente, serão submetidos a testes os modelos Golf e Jetta, da marca alemã (Fabian Bimmer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 10h14.

A Coreia do Sul vai submeter os automóveis da Volkswagen a novos testes de emissões de poluentes depois de o fabricante admitir ter falsificados os resultados em 400 mil carros nos EUA. A informação é do Ministério do Meio Ambiente sul-coreano.

As avaliações devem começar em meados de outubro e vão se estender também “aos veículos que anteriormente passaram com êxito nos testes”, indicaram fontes à agência de notícias Yonhap.

Segundo funcionários do Ministério do Meio Ambiente, serão submetidos a testes os modelos Golf e Jetta, da marca alemã, e os A3 e A7 da Audi, que também pertence à Volkswagen.

A Volkswagen e a Audi são as duas marcas estrangeiras mais populares no mercado sul-coreano, com 15,61% e 12,56% do total de automóveis importados, respectivamente.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira (18) a empresa de falsificar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo.

A multa à Volkswagen pode chegar a US$ 18 bilhões (cerca de R$ 72 bilhões ao câmbio de hoje).

Na terça-feira (22), a Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com um tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Reflexos na bolsa

As ações da Volkswagen caíram hoje (23) 19,82% e atingiram 106 euros. Com isso, subiu para 35% a queda acumulada em duas sessões de pregão – desde a revelação da fraude no sistema de emissão de poluentes. Em dois dias, o grupo perdeu $ 25 bilhões de euros de capitalização.

Arrastada pelos títulos do grupo automóvel, a bolsa de Frankfurt terminou a sessão em queda, com o índice Dax recuando 3,80%.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosCoreia do SulEmpresasEmpresas alemãsEscândalosFraudesMontadorasVeículosVolkswagen

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame