Mundo

Ninguém quer ocupar antiga casa de Hitler

Ministério tentava encontrar administração disposta a se instalar na casa natal de Hitler, para que não se torne em um local de peregrinação neonazista

Casa onde Hitler nasceu, em Braunau-am-Inn, Áustria (Manfred Fesl/AFP)

Casa onde Hitler nasceu, em Braunau-am-Inn, Áustria (Manfred Fesl/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2014 às 13h54.

Viena - O ministério do Interior austríaco tentava encontrar uma administração disposta a se instalar na casa natal de Adolf Hitler, em Braunau-am-Inn.

O prédio de 800 m2, alugado desde 1972 pelo Estado e o município de proprietários privados para evitar que se converta num local de peregrinação neonazista, está há três anos desocupado.

Sua proprietária atual, cuja identidade não foi revelada, rejeitou a proposta do Estado e do município, que queriam instalar uma universidade popular e um centro de caridade e ajuda para imigrantes.

O ministério deseja agora que as administrações interessadas se manifestem o quanto antes possível, segundo informou o ministério do Interior.

A casa em que nasceu o ditador nazista em 1889 e na qual morou até os três anos custa 4.600 euros mensais às finanças públicas.

A proprietária rejeitou várias ofertas de compra governamentais por achar o preço insuficiente.

A construção abrigou no passado um centro de formação de jovens aprendizes e uma oficina para portadores de deficiência física.

O município de Braunau-am-Inn colcou em 1989 uma placa feita de uma pedra extraída do campo de concentração de Mauthausen para alertar contra o fascismo.

Acompanhe tudo sobre:adolf-hitlerÁustriaCriminosos de guerraNazismoPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano