Mundo

Netanyahu já se enganou sobre Irã, diz Obama

Evocando as tensões dos últimos dias entre Israel e Estados Unidos, o presidente afirmou que não se trata "de um problema pessoal" entre ele e Netanyahu

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: "Netanyahu disse este será um acordo muito ruim. Que isto permitirá ao Irã recuperar 50 bilhões de dólares. Que o Irã não respeitará o acordo. Nada disto foi verificado" (Brendan Smialowski/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: "Netanyahu disse este será um acordo muito ruim. Que isto permitirá ao Irã recuperar 50 bilhões de dólares. Que o Irã não respeitará o acordo. Nada disto foi verificado" (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2015 às 08h48.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já se enganou no passado sobre os planos nucleares do Irã, e garantiu que não tem qualquer problema pessoal com ele.

Fazendo referência ao acordo concluído no final de 2013 e antecipando o congelamento de parte das atividades nucleares do Irã em troca da suspensão parcial das sanções, Obama opinou durante entrevista a uma agência de notícias que a análise de Netanyahu sobre o tema é equivocada.

"Netanyahu fez todo o tipo de declarações", afirmou Obama um dia antes do discurso no Congresso americano do primeiro-ministro de Israel, um feroz opositor ao acordo com o Irã.

"Netanyahu disse este será um acordo muito ruim. Que isto permitirá ao Irã recuperar 50 bilhões de dólares. Que o Irã não respeitará o acordo. Nada disto foi verificado", destacou Obama.

Evocando as tensões dos últimos dias entre Israel e Estados Unidos, o presidente afirmou que não se trata "de um problema pessoal" entre ele e Netanyahu.

O premier de Israel acertou seu discurso no Congresso diretamente com o presidente republicano da Câmara de Representantes, John Boehner, e sem informar previamente à Casa Branca, o que provocou cólera na presidência americana.

Obama descartou qualquer possibilidade de se encontrar com Netanyahu por ocasião desta visita.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)GovernoIrã - PaísIsraelPaíses ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua