Mundo

Nepal reconstruirá o país com casas à prova de terremotos

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala


	Moradores sobre destroços no Nepal: mais de 200 mil imóveis foram destruídos e outros 190 mil danificados
 (REUTERS/Athit Perawongmetha)

Moradores sobre destroços no Nepal: mais de 200 mil imóveis foram destruídos e outros 190 mil danificados (REUTERS/Athit Perawongmetha)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2015 às 07h29.

Priorizar nos meus resultados Google

Katmandu - O primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, anunciou em visita à região do epicentro do tremor que devastou o país a construção de casas à prova de terremotos e a criação de um ministério para responder a esse tipo de crise.

"Muitas casas ficaram destruídas por todo o país. Agora o governo planeja construir imóveis que sofram menos com o impacto dos terremotos", disse Koirala em entrevista publicada pelos jornais locais "My Republica" e "Kantipur".

Além disso, o primeiro-ministro antecipou que seu governo pretende criar, da mesma forma que outros países, um ministério para enfrentar os desastres naturais.

"Trabalhemos juntos em vez de criticar o governo", disse Koirala, pedindo à oposição e outros setores da sociedade que respondam aos desafios vividos pelo país "com coragem" e deixem de lado "as visões pessimistas".

Segundo o último balanço oficial, o terremoto causou pelo menos 7.557 mortes, deixou 14.404 feridos e obrigou 2,8 milhões de pessoas a deixarem suas casas. Mais de 200 mil imóveis foram destruídos e outros 190 mil danificados.

Foi o tremor de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisTerremotosNepal

Mais de Mundo

Trump promete US$ 1 milhão por denúncias de fraude eleitoral nos EUA

Trump diz que eleição brasileira pareceu 'manipulada', mas afirma gostar de Lula

Quando Trump vai reconhecer reeleição de Lula? Casa Branca segue em silêncio sobre vitória

Após reeleição de Lula, China quer aprofundar parceria com o Brasil