Mundo

Negociações sobre programa nuclear iraniano serão retomadas

Inicialmente previstas para durar dois dias, elas se estenderam por quatro, mas foram interrompidas na noite de 12 para 13 de dezembro e vão retornar na quinta


	Catherine Ashton: "As discussões técnicas vão ser retomadas amanhã e serão mantidas na sexta-feira", declarou uma porta-voz da chefe da diplomacia europeia
 (Alain Grosclaude/AFP)

Catherine Ashton: "As discussões técnicas vão ser retomadas amanhã e serão mantidas na sexta-feira", declarou uma porta-voz da chefe da diplomacia europeia (Alain Grosclaude/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 14h47.

Viena - As negociações entre os especialistas das grandes potências e o Irã para a aplicação do acordo de Genebra sobre o programa nuclear iraniano serão retomadas nesta quinta-feira na cidade suíça, anunciou nesta quarta a União Europeia.

"As discussões técnicas vão ser retomadas amanhã e serão mantidas na sexta-feira", declarou nesta quarta Nabila Massrali, uma porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

As negociações "longas e detalhadas" entre as potências do grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e o Irã tiveram início no dia 9 de dezembro em Viena.

Inicialmente previstas para durar dois dias, elas se estenderam por quatro, mas foram interrompidas na noite de 12 para 13 de dezembro. Os negociadores iranianos voltaram a Teerã para "consultas".

Os Estados Unidos haviam anunciado em 12 de dezembro a inclusão de dez indivíduos e empresas em sua lista negra. Eles eram suspeitos de burlar o programa de sanções internacionais contra o Irã. Essa medida acabou provocando o retorno prematuro dos especialistas iranianos.

Durante uma grande ofensiva diplomática concluída no dia 24 de novembro em Genebra, os "5+1" e o Irã concluíram um acordo estabelecendo que não haverá novas sanções contra o Irã por um período de seis meses durante o qual o Irã aceitou suspender o enriquecimento de urânio.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaIrã - PaísUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame