Mundo

´Não tenho o menor interesse` por pesquisas, diz Serra

Candidato tucano não comenta resultado de pesquisa que indica vitória de Dilma no primeiro turno

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O candidato do PSDB à sucessão presidencial, José Serra, recusou-se hoje a comentar a pesquisa CNT/Sensus de intenções de voto, divulgada pela manhã. Perguntado, o tucano primeiro disse não ter conseguido ler sobre os resultados. Informado sobre os números por jornalistas, respondeu: "Não tenho o menor interesse. Nenhum."

A sondagem mostra que a candidata do PT, Dilma Rousseff, abriu vantagem de 17,9 pontos porcentuais sobre Serra. A petista aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 28,1%. A mostra indica ainda que a rejeição ao candidato do PSDB subiu 10 pontos porcentuais do início de agosto até agora, chegando a 40,7%.

Pela manhã, Serra reuniu-se com representantes da indústria farmacêutica de genéricos. Esses medicamentos são uma das principais bandeiras de campanha do tucano, que ajudou a popularizá-los quando foi ministro da Saúde, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Serra defendeu o aumento na produção dos genéricos e a redução de impostos que incidem sobre eles. "Eu estou interessado em rebaixar o preço dos genéricos, mantendo a qualidade e retirando mais impostos", disse ele, após a reunião na capital paulista.

Tumulto

No início da tarde, o tucano fez campanha dentro do metrô. O candidato fez o trajeto entre as estações Ana Rosa e a recém-inaugurada Vila Prudente. O passeio foi marcado por confusão em decorrência do grande número de políticos, seguranças, jornalistas e cinegrafistas que acompanharam Serra nos vagões. Entre os cinegrafistas, chegou a acontecer troca de empurrões e chutes na chegada à Vila Prudente.

Da estação, Serra seguiu de van para uma rua de comércio do bairro, onde caminhou por um quarteirão cercado por pelo menos uma centena de cabos eleitorais e candidatos da sua coligação. Sempre que era abordado por jornalistas para falar de política, Serra respondia: "Vocês só querem falar de tititis. Eu não quero tirar o lead dos genéricos", dizia, usando termo jornalístico que significa o assunto que abre um texto. O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhou Serra no metrô e na caminhada.

Leia mais de José Serra

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010José SerraPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame