Mundo

"Não respeito mundo russo de Putin", diz vencedora do Nobel

"Respeito o mundo russo da literatura e da ciência, mas não o mundo russo de Stalin e Putin", disse a escritora


	Svetlana Alexievich, prêmio Nobel de Literatura: "Também não gosto desse 84% de russos que quer matar ucranianos", acrescentou a escritora que nasceu em 1948 no oeste da Ucrânia
 (Reuters / Vasily Fedosenko)

Svetlana Alexievich, prêmio Nobel de Literatura: "Também não gosto desse 84% de russos que quer matar ucranianos", acrescentou a escritora que nasceu em 1948 no oeste da Ucrânia (Reuters / Vasily Fedosenko)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2015 às 11h47.

Moscou - A bielorrussa Svetlana Alexievich afirmou nesta quinta-feira, em sua primeira aparição pública após ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que não sente respeito pelo mundo russo do ex-líder soviético Josef Stalin e do atual presidente Vladimir Putin.

"Respeito o mundo russo da literatura e da ciência, mas não o mundo russo de Stalin e Putin", disse a escritora durante uma entrevista coletiva retransmitida ao vivo pela internet.

Alexievich, que chegou à entrevista no carro do embaixador sueco, se mostrou agradecida pelo prêmio perante dezenas de jornalistas que a aguardavam na sede do PEN Internacional da capital bielorrussa.

"Também não gosto desse 84% de russos que quer matar ucranianos", acrescentou a escritora que nasceu em 1948 no oeste da Ucrânia.

Além disso, Alexievich se mostrou convencida que, com sua campanha de bombardeios na Síria, Putin está levando seu país a um "segundo Afeganistão".

A Guerra do Afeganistão, acontecimento que precipitou a desintegração soviética, é o cenário de seu livro "As meninas do zinco" (1989), escrito do ponto de vista dos veteranos e das mães dos caídos no país centro-asiático.

A escritora declarou ainda que ama "muito" a Ucrânia e lembrou que participou na revolução que aconteceu no ano passado em Kiev e derrubou o então presidente, Viktor Yanukovich.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaLiteraturaNobelPolíticosPrêmio NobelRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame