Mundo

Na Europa, Lula fará palestra e almoçará com Zapatero

Em Londres, ele teve encontros hoje para discutir temas de seu interesse, como o combate à fome e a redução da pobreza. Nesta tarde, Lula conversou por cerca de uma hora e meia com o historiador Eric Hobsbawm

O ex-presidente Lula: Fórum Social Mundial começou neste domingo (6/2), em Dacar (Getty Images)

O ex-presidente Lula: Fórum Social Mundial começou neste domingo (6/2), em Dacar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2011 às 18h12.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em mais uma passagem pela Europa nesta semana, com agenda que inclui palestra a investidores da Telefónica, almoço com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e o clássico de futebol entre Real Madrid e Barcelona.

Em Londres, ele teve encontros hoje para discutir temas de seu interesse, como o combate à fome e a redução da pobreza. Nesta tarde, Lula conversou por cerca de uma hora e meia com o historiador Eric Hobsbawm. Os dois já se conheciam e o objetivo do encontro foi a troca de ideias para que o ex-presidente formule suas prioridades no exterior.

Lula também se encontrou com a presidente da Oxfam no Reino Unido, Barbara Stocking. O ex-presidente foi convidado a participar da campanha de justiça alimentar que a ONG lançará em junho. Conforme um assessor, Barbara afirmou que quer criar uma sucursal própria da Oxfam no Brasil, pois hoje a atuação é feita por meio de parcerias com outras entidades.

Amanhã cedo, Lula fará palestra para investidores e analistas na conferência da Telefónica, em Londres. Desde que saiu da presidência, ele realiza palestras remuneradas, mas o valor recebido não é informado. Conforme a assessoria de Lula, o contrato também inclui o transporte em avião particular do Brasil para Londres e Madri pago pela Telefónica. O ex-presidente já participou de eventos da Microsoft, em Washington, e da associação dos bancos do México, em Acapulco.

Lula tem falado de improviso, sem ler discurso, o que deve ocorrer também amanhã. Na palestra, a intenção será passar a mensagem da solidez macroeconômica e política da América do Sul aos investidores. Nenhum país será citado especificamente, mas o objetivo é tratar da região como ambiente saudável para atrair novos investimentos, segundo um assessor.

Após a palestra, Lula segue, em avião particular, para Madri, onde almoça com o presidente mundial da Telefónica, César Alierta. À tarde, recebe o prêmio "Liberdad", concedido pela municipalidade de Cádiz, "para figuras de destaque na causa da democracia em países ibero-americanos".

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, convidou Lula para almoço no Palácio da Moncloa, no sábado. Na sexta-feira passada, Lula almoçou com o presidente do México, Felipe Calderón.

Antes de voltar ao Brasil no sábado à noite, Lula assistirá ao clássico do campeonato espanhol entre Real Madrid e Barcelona, no estádio Santiago Bernabéu, a convite do time madrileno.

Acompanhe tudo sobre:EuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia