Mundo

Cúpula das Américas será palco de confronto entre Chávez e Bush

Para The Wall Street Journal, Bush deve tomar cuidado, pois confronto verbal vai beneficiar Chávez

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Aguarda-se com interesse o embate certo entre Hugo Chávez e George W. Bush, durante a 4ª Cúpula das Américas. Embora 34 chefes de estado participem do encontro, com exceção do dirigente cubano Fidel Castro, serão Chávez e Bush os grandes protagonistas do evento, diz reportagem desta segunda-feira (31/10) do diário americano The Wall Street Journal.

"A popularidade de Chávez tem crescido, apoiada na prosperidade da indústria do petróleo e generosidade governamental na região", diz a reportagem. Recentemente, Chávez prometeu revolucionar a cúpula e afirmou que pedirá aos governantes presentes que mandem a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) para o inferno.

"Chávez gosta de culpar o Tio Sam pela maior parte dos males do mundo e raramente perde uma oportunidade de atacar Bush, que ele apelidou de Mister Danger", diz o Wall Street. "Bush, é claro, tem sua própria visão para a região: livre comércio, reformas orientadas ao mercado e democracia." Na opinião do jornal, Bush precisa ser cauteloso, porque um confronto verbal com Chávez vai beneficiar o líder venezuelano. Além disso, o palco do confronto é a Argentina, o país latino-americano em que o sentimento anti-Estados Unidos é mais estridente.

A reunião em si deve ser perda de tempo, como as três anteriores realizadas, a partir de 1994, em Miami, Santiago do Chile e Québec (Canadá). Os temas e itens de discussão são amplos, genéricos e consensuais, e dizem respeito à criação de empregos para reduzir a pobreza, fortalecer a democracia e desenvolver novos paradigmas éticos. "É difícil ver porque esses temas não possam ser discutidos no contexto das assembléias gerais da Organização dos Estados Americanos (OEA)."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame