Acompanhe:

Muro de Berlim será “reconstruído” 25 anos depois da queda

Para celebrar o fim da divisão de Berlim, a atual capital alemã será dividida novamente. Desta vez, contudo, em vez de concreto, serão usados 8 mil balões

Modo escuro

Continua após a publicidade
EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

G
Gabriela Ruic

Publicado em 20 de outubro de 2014 às, 10h56.

São Paulo – No próximo dia 9 de novembro, o mundo celebra os 25 anos da queda do Muro de Berlim. E para marcar o momento da história no qual a atual capital da Alemanha era dividida em duas, uma intervenção artística chamada Lichtgrenze ("Fronteira de Luz") irá separar a cidade novamente.

Desta vez, contudo, nada de concreto ou arame farpado. Para delimitar alguns trechos do caminho original do Muro de Berlim, serão usados 8 mil balões iluminados.

Tampouco ficará a cidade dividida por décadas: a instalação será acesa no dia 7 de novembro e permanecerá assim até o dia 9, data na qual a simbólica construção foi destruída.

No final deste dia, dezenas de voluntários irão anexar mensagens aos balões, que são inflados com gás hélio, para depois cortar as cordas que os prendem ao chão.

Vale lembrar que o material usado na produção destes balões é biodegradável. Portanto, não irá trazer impactos negativos ao meio ambiente.

Desenvolvida pelos artistas Christopher e Marc Bauder, a instalação terá 15 quilômetros de extensão e diferentes pontos deste caminho vão contar ainda com telas que exibirão histórias sobre o Muro de Berlim que se passaram naqueles exatos locais.

Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi construído na madrugada de 13 de agosto de 1961 e tinha como objetivo demarcar a fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental.

Ao longo da construção de pouco mais de 66 quilômetros de extensão, existiam ainda dezenas de torres de observação, trechos vigiados por cães de guarda e outros que contavam com cercas elétricas.

A queda do Muro, que ocorreu em 1989, deu impulso ao processo de reunificação da Alemanha, que foi então oficializado em 3 de outubro de 1990. 

Confira no vídeo abaixo como será a “nova”, mas temporária, divisão de Berlim.

//player.vimeo.com/video/105754237

Últimas Notícias

Ver mais
Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt e Paris renovam recordes; H&M salta 15%
seloMercados

Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt e Paris renovam recordes; H&M salta 15%

Há 21 horas

Países da UE aprovam normas ambientais flexíveis para agricultores do bloco
EXAME Agro

Países da UE aprovam normas ambientais flexíveis para agricultores do bloco

Há um dia

Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt crava novo recorde; Repsol sobe após joint venture
seloMercados

Bolsas da Europa fecham em alta e Frankfurt crava novo recorde; Repsol sobe após joint venture

Há um dia

Bolsas da Europa fecham sem coesão, com continuidade de marcas históricas em Frankfurt
seloMercados

Bolsas da Europa fecham sem coesão, com continuidade de marcas históricas em Frankfurt

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais