Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 15/10
Dos estragos causados pelo furacão Matthew no Caribe e EUA e a guerra na Síria até os protestos na África do Sul, acompanhe os fatos e fotos da semana
Gabriela Ruic
Publicado em 15 de outubro de 2016 às 08h00.
São Paulo – A passagem do furacão Matthew deixou um rastro de destruição no Caribe e nos Estados Unidos. No Haiti, estima-se que ao menos 800 pessoas tenham morrido em eventos decorrentes do fenômeno. Nos Estados Unidos, 34 mortes foram registradas, 17 delas no estado da Carolina do Norte, onde enchentes devem castigar a população por mais alguns dias. Ao todo, nos EUA , o banco Goldman Sachs calculou perdas na ordem de 10 bilhões de dólares nos locais afetados. Na Síria, a guerra atingiu um novo ápice de violência na cidade de Aleppo, palco de intensos confrontos entre tropas de Bashar al-Assad e insurgentes. Em 48 horas, 122 pessoas morreram em bombardeios nos últimos dias. Nesta galeria, EXAME.com reuniu os fatos e fotos da semana. Acompanhe nas imagens.
Imagem capturada a partir de um vídeo registado em 12 de outubro mostra os danos de uma bomba que explodiu em um bairro de Aleppo. A cidade mais afetada pela guerra na Síria teve mais uma semana de caos e violência depois que foram registradas 122 mortes em apenas 48 horas nas áreas controladas por rebeldes.
O candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump segura placas em sua homenagem durante um evento da campanha em Lakeland, Flórida. O empresário enfrenta um momento de crise depois de o vazamento de um vídeo no qual ele fez comentários machistas e vulgares sobre mulheres. A situação do magnata ficou ainda mais delicada depois que dezenas de mulheres vieram à tona denunciar situações em que foram assediadas sexualmente por Trump.
Em Les Anglais, Haiti , a população segue sofrendo após a passagem do furacão Matthew há alguns dias. O país, que ainda tentava se recuperar de um devastador terremoto em 2010, mergulhou em uma nova grave crise humanitária. Estima-se que ao menos 800 pessoas tenham morrido em eventos decorrentes da fúria dos ventos e a ONU prevê ser necessário um montante de 120 milhões de dólares em ajuda humanitária.
O presidente filipino Rodrigo Duterte é fotografado tirando fotos com fãs em Manila. Criticado pela violência da sua política de combate às drogas e o tráfico e pela acidez dos seus comentários, Duterte é venerado nas Filipinas desde que se tornou presidente em junho. Uma pesquisa recente constatou que seu governo tem a aprovação de 76% da população filipina.
Uma mulher chora durante o anúncio da morte do rei tailandês Bhumibol Adulyadej em Bangkok. O monarca morreu aos 88 anos, após um reinado de 70 anos e mais de um ano de internação. O país declarou um ano de luto e ainda não há estimativa de quando seu herdeiro, o príncipe Vajiralongkor, assumirá o trono.
O artista Bob Dylan é visto nesta imagem de 2012. Nesta semana, o mundo recebeu a notícia de que ele receberá o Prêmio Nobel de Literatura 2016 pela sua obra. De acordo com a academia sueca responsável pela honraria, o prêmio se deve ao fato de ele "ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição da canção americana".
Manifestante próximo de uma barricada em chamas é fotografado em Vanderbijlpark, África do Sul . O país há dias foi tomado por uma série de protestos estudantis que demandam a gratuidade da educação.
Equipes de resgates são fotografadas durante operação em Maiduguri, na Nigéria, após a explosão de uma bomba. A cidade é a capital do estado de Borno, um dos pontos de maior atividade dos extremistas do grupo Boko Haram .
A candidata democrata à presidência dos EUA Hillary Clinton é fotografada durante entrevista com a apresentadora Ellen DeGeneres. Hillary vem se beneficiando dos escândalos recentes que impactaram com severidade a campanha do seu rival republicano Donald Trump. Pesquisas recentes revelam que a democrata está com 46% das intenções de voto dos eleitores. O pleito final acontece em novembro.
A rainha Elizabeth II é fotografada próxima de um retrato feito pelo artista Henry Ward em homenagem aos 60 anos de colaboração da monarca com a Cruz Vermelha Britânica, uma organização não governamental especializada no provimento de ajuda humanitária mundo afora.
Policial tenta deter manifestante durante protestos por ativistas defensores dos indígenas Mapuches, no Chile . Os protestos eram contra o feriado em que se comemora a chegada de Cristóvão Colombo na América.
Veleiros são fotografados na linha de partida da regata Barcolana, que acontece no porto de Trieste, na Itália . É uma das regatas mais antigas do mundo.
Muçulmanos xiitas cortam suas testas com espadas durante uma celebração religiosa chamada Ashura, na região sul do Líbano .
Um templo da fé bahá'í, religião monoteísta de origem árabe, foi inaugurado em Penanolen, Chile. É o primeiro a ser erguido na América do Sul.