São Paulo – O Iraque deu início nesta semana a maior ofensiva militar contra o grupo Estado Islâmico já executada no país. O alvo da operação é Mosul, segunda maior cidade do país e controlada pelos extremistas desde 2014.
O exército iraquiano contou com o exército dos EUA na organização da campanha, que tem ainda como partes fundamentais os combatentes curdos, as milícias populares, além do apoio aéreo da coalizão. A expectativa era a de que a libertação da cidade perdurasse meses, mas, segundo o governo do país, esse objetivo pode ser atingido antes do esperado.
O EI, no entanto, retaliou como pode e atacaram a cidade de Kirkuk, num atentado que deixou ao menos 22 mortos. Em evidente retração em Mosul, líderes do grupo deixaram membros do baixo escalão no Iraque e buscaram refúgio em Raqqa (Síria), uma das últimas grandes cidades sob domínio dos extremistas.
Mundo
Nos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump se organizam para a reta final das suas campanhas presidenciais. No Mar Mediterrâneo, milhares de migrantes e refugiados seguem arriscando suas vidas na travessia à Europa e, na Argentina, milhares de mulheres foram às ruas protestar pelo fim da violência de gênero.
Acompanhe na galeria abaixo.
Volta ao mundo nas imagens da última semana
-
1. Iraque
zoom_out_map
1/15 Combatente curdo é fotografado no Iraque. País iniciou nesta semana ofensiva contra o Estado Islâmico em Mosul. (Carl Court/Getty Images)
-
2. Estados Unidos
zoom_out_map
2/15 A candidata democrata Hillary Clinton cumprimenta os presentes no último debate antes da eleição presidencial. Ao fundo, seu rival, o republicano Donald Trump. (REUTERS/Mike Blake)
-
3. Itália
zoom_out_map
3/15 Imagem mostra migrantes resgatados pela Marinha da Itália após tentativa de travessia do Mar Mediterrâneo. (Yara Nardi/Italian Red Cross press office/Handout/Divulgação)
-
4. Argentina
zoom_out_map
4/15 Mulheres protestam na Argentina pelo fim da violência contra a mulher após o brutal assassinato de uma jovem em Mar del Plata (REUTERS/Marcos Brindicci)
-
5. Síria
zoom_out_map
5/15 Imagem de satélite mostra crateras em Aleppo, Síria, uma das cidades mais afetadas pela guerra que já dura mais de cinco anos.
-
6. Alemanha
zoom_out_map
6/15 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, é fotografado ao chegar em uma reunião na Alemanha para debater uma negociação de paz para o leste da Ucrânia. (REUTERS/Hannibal Hanschke)
-
7. Ucrânia
zoom_out_map
7/15 Membros da autodeclarada República de Donetsk, leste da Ucrânia, se reúnem no funeral de Arseny Pavlov, comandante do grupo separatista que foi morto no último dia 16 em uma explosão. (REUTERS/Alexander Ermochenko)
-
8. Brasil
zoom_out_map
8/15 Eduardo Cunha, ex-presidente das Câmaras dos Deputados, foi preso no início desta semana Operação Lava Jato. (Rodolfo Buhrer/Reuters)
-
9. Haiti
zoom_out_map
9/15 Vendedor ambulante é fotografado em Jeremie, Haiti. País mergulhou em uma nova crise humanitária após a passagem do furacão Matthew. (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
-
10. Filipinas
zoom_out_map
10/15 Nas Filipinas, usuários de drogas em reabilitação são fotografados em um centro. País vive epidemia de viciados em metanfetamina que está sobrecarregando os serviços de saúde. (REUTERS/Erik De Castro)
-
11. Filipinas
zoom_out_map
11/15 Pessoas nas Filipinas observam um local onde um homem foi morto em confronto com a polícia. (REUTERS/Damir Sagolj)
-
12. Nigéria
zoom_out_map
12/15 Novo rei de Benin é guiado por uma ponte simbólica durante a sua coroação na Nigéria. (REUTERS/Akintunde Akinleye)
-
13. Bélgica
zoom_out_map
13/15 A primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, é fotografada no meio de dois líderes da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica. (REUTERS/Francois Lenoir)
-
14. Índia
zoom_out_map
14/15 Fazendeiro descansa em cima das sacas de grãos que vende em uma zona cerealista em Chandigarh, Índia. (REUTERS/Ajay Verma)
-
15. Reino Unido
zoom_out_map
15/15 Pessoas observam a bela paisagem colorida pelos tons do outono em Stourhead, Reino Unido. (REUTERS/Toby Melville)