Mundo

'Muitas coisas boas virão desta parceria', diz Trump após conversa com Lula

De acordo com o presidente americano, foram discutidas as tarifas de importação aos produtos brasileiros e as sanções contra autoridades

Os presidentes Donald Trump e Lula, durante reunião na Malásia, em 26 de outubro (Ricardo Stuckert/PR)

Os presidentes Donald Trump e Lula, durante reunião na Malásia, em 26 de outubro (Ricardo Stuckert/PR)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 20h21.

Última atualização em 3 de dezembro de 2025 às 06h50.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira, 2, que teve uma ótima conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o republicano, foram discutidas questões como as tarifas de importação aos produtos do Brasil, aplicadas pela Casa Branca desde julho, além das sanções contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com um comunicado da Secretaria de Comunicação Social (Secom), emitido no início da tarde, Lula ligou para Trump e a conversa durou 40 minutos.

"Tivemos uma conversa muito produtiva com o Presidente Lula do Brasil. Entre os assuntos discutidos, estiveram o comércio, como nossos países poderiam trabalhar juntos para combater o crime organizado, as sanções impostas a diversas autoridades brasileiras, tarifas alfandegárias e vários outros temas", declarou o republicano em uma postagem na rede social Truth Social.

Na publicação, Trump também reforçou que estabeleceu boas relações com Lula desde a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e isso garantiu condições para negociações no longo prazo.

"O Presidente Lula e eu estabelecemos uma relação em uma reunião que ocorreu nas Nações Unidas, e acredito que isso preparou o terreno para um diálogo e acordos muito bons no futuro. Aguardo com expectativa o reencontro com ele em breve. Muitas coisas boas virão dessa parceria recém-formada", acrescentou.

Avaliação de Lula sobre diálogo com Trump

A nota divulgada pelo Palácio do Planalto afirma que ambos tiveram um diálogo "muito produtivo" e que concordaram em "voltar a conversar em breve".

"Lula indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações", diz o texto do governo brasileiro.

O presidente brasileiro também falou sobre as recentes operações policiais no Brasil que miraram as cadeias financeiras das grupos criminosos e tratou da necessidade de cooperação com os EUA nesta área. "O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas", afirma a nota oficial.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Mundo

Zelensky anuncia retomada de negociações com Rússia e EUA em Abu Dhabi

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota