Mundo

MPF-SC pode embargar construção de estaleiro da OSX

Rio - O Ministério Público Federal (MPF) de Santa Catarina aguarda para os próximos cinco dias o pronunciamento da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) no Estado sobre o relatório de impacto ambiental apresentado pela empresa OSX, do empresário Eike Batista, para a construção de um estaleiro em Biguaçu, na região de Florianópolis. O Ministério Público […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Rio - O Ministério Público Federal (MPF) de Santa Catarina aguarda para os próximos cinco dias o pronunciamento da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) no Estado sobre o relatório de impacto ambiental apresentado pela empresa OSX, do empresário Eike Batista, para a construção de um estaleiro em Biguaçu, na região de Florianópolis. O Ministério Público não descarta a possibilidade de embargar o empreendimento.

A OSX não comenta o assunto, porque seus executivos estão em período de silêncio, devido à sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) realizada no último dia 22 de março. O Ministério Público solicitou a análise da fundação após receber parecer técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aponta uma série de dúvidas sobre a viabilidade da instalação do estaleiro no Estado.

Entre os pontos críticos apontados está o impacto sobre as áreas da Ilha do Arvoredo, Anhatomirim e a Estação de Carijós. O relatório argumenta que, mesmo que medidas de compensação sejam adotadas, não serão suficientes para atenuar o impacto. Isso porque, segundo os argumentos do ICMBio, o estaleiro oferece riscos às atividades de pesca, maricultura e extrativismo, além da possibilidade de um derrame de óleo que poderia atingir praias e costões.

O grupo de Eike Batista prevê investimentos de US$ 1 bilhão na unidade, que será destinada à construção de plataformas e navios de grande porte.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaPreservação ambientalSiderurgia e metalurgia

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips