Mundo

MP abre inquérito para investigar blecaute no Nordeste

Interrupção no fornecimento de energia foi provocada por desligamento automático de linhas de transmissão que ligam sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste


	Linhas de transmissão de energia: MPF do Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28)
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: MPF do Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28) (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2013 às 19h39.

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu hoje (30) inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28).

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.

O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.

Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.”

Acompanhe tudo sobre:ApagãoMinistério PúblicoRegião Nordeste

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal