Mundo

MP abre inquérito para investigar blecaute no Nordeste

Interrupção no fornecimento de energia foi provocada por desligamento automático de linhas de transmissão que ligam sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste


	Linhas de transmissão de energia: MPF do Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28)
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: MPF do Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28) (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2013 às 19h39.

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu hoje (30) inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28).

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.

O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.

Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.”

Acompanhe tudo sobre:ApagãoMinistério PúblicoRegião Nordeste

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês