Mundo

Morte de torcedores do Liverpool em 1989 não foi acidental

O júri respondeu com um "Sim" ao ser questionado se a morte dos torcedores foi "ilegal", na tragédia ocorrida em partida das semifinais da Copa da Inglaterra


	Torcedores: ninguém foi julgado pelo desastre, mas as famílias lutaram durante anos para esclarecer os fatos e limpar o nome de seus parentes
 (Phil Noble / Reuters)

Torcedores: ninguém foi julgado pelo desastre, mas as famílias lutaram durante anos para esclarecer os fatos e limpar o nome de seus parentes (Phil Noble / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 09h37.

A morte de 96 torcedores do Liverpool no estádio de Hillsborough em 1989 não foi acidental, de acordo com os resultados de uma investigação de dois anos divulgados nesta terça-feira que inocenta os torcedores e aponta negligências policiais.

O júri respondeu com um "Sim" ao ser questionado se a morte dos torcedores foi "ilegal", na tragédia ocorrida em uma partida das semifinais da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forest no estádio de Hillsborough, em Sheffield.

Ninguém foi julgado pelo desastre, mas as famílias lutaram durante anos para esclarecer os fatos e limpar o nome de seus parentes que, em um momento no qual os hooligans eram um grave problema na Inglaterra, foram inicialmente apontados como culpados pela polícia e por parte da imprensa.

As famílias receberam com muita emoção o veredicto anunciado em um tribunal de Warrington, noroeste da Inglaterra, a 25 km de Liverpool.

As conclusões do júri não resultarão em condenações ou sanções, simplesmente apontam os responsáveis. Mas nada impede a abertura de um eventual processo penal caso as conclusões revelem que as mortes foram causadas por negligências, como é o caso.

Na tarde fatídica, os torcedores do Liverpool tinham acesso ao estádio por apenas uma entrada. Uma série de circunstâncias - obras na estrada que atrasaram a chegada dos fãs, por exemplo - criou um gargalo no portão de acesso.

A polícia então decidiu abrir os portões e avalanche humana chegou às arquibancadas, o que acabou esmagando centenas de pessoas contra as grades que separavam os torcedores do gramado.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que as conclusões da investigação sobre a tragédia de Hillsborough são um ato de justiça.

"Dia histórico porque a investigação de Hillsborough constitui um ato de justiça esperado durante muito tempo", escreveu Cameron.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolInglaterraMortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Kamala Harris pede que apoiadores parem de pedir prisão de Trump

Venezuela: Brasil, Colômbia e México decidem manter posição de insistir em atas eleitorais

Biden diz 'não estar confiante' de transição pacífica de poder se Trump perder eleição contra Kamala

Manifestantes antirracistas tomam as ruas do Reino Unido após ameaça de protestos da extrema direita

Mais na Exame