Mundo

Morre papa Shenouda III, patriarca dos cristãos ortodoxos no Egito

Nascido em 1923 como Nazeer Gayed na província de Assiut, era o filho mais novo de uma família de oito irmãos

O religioso, que sofria de várias doenças crônicas, foi eleito em 1971 papa de Alexandria e patriarca da Igreja Copta Ortodoxa de São Marcos (Wikimedia Commons)

O religioso, que sofria de várias doenças crônicas, foi eleito em 1971 papa de Alexandria e patriarca da Igreja Copta Ortodoxa de São Marcos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2012 às 15h26.

Cairo - O papa Shenouda III, o patriarca da Igreja Copta (cristãos ortodoxos) no Egito, morreu neste sábado aos 88 anos, informou à Agência Efe seu secretário pessoal, Hani Aziz.

O religioso, que sofria de várias doenças crônicas, foi eleito em 1971 papa de Alexandria e patriarca da Igreja Copta Ortodoxa de São Marcos, nome pelo qual é conhecida oficialmente a máxima autoridade dos cristãos egípcios.

Nascido em 1923 como Nazeer Gayed na província de Assiut, a 400 quilômetros ao sul do Cairo, era o filho mais novo de uma família de oito irmãos.

Durante seu pontificado, o papa Shenouda III nomeou os primeiros bispos nos Estados Unidos, Austrália e América do Sul, e trabalhou a partir dos anos 70 pela aproximação entre as denominações cristãs através de seu chamado ao diálogo entre as distintas igrejas.

A avançada idade do patriarca copta e seus problemas de saúde avivaram os temores sobre sua iminente morte disparando rumores sobre sua substituição à frente da igreja copta, uma das mais antigas do Oriente.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoMortes

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia