Reunião ministerial do Conselho de Cooperação do Golfo: países temem o impacto da insegurança dos países mergulhados nos protestos (Yasser al-Zayyat/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2013 às 10h23.
Dubai - As seis monarquias petroleiras do Golfo aprovaram criar um corpo unificado de polícia, apresentado como uma Interpol regional, informou nesta sexta-feira a imprensa.
Os ministros do Interior dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) aprovaram a criação de um corpo policial do Golfo e encarregara um comitê de trabalho para estudar os diferentes aspectos de colocação em andamento, segundo o secretário-geral do CCG, Abdelatif Zayani, ao término de uma reunião em Manama.
O CGG é formado pela Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar.
Estes países evitaram em grande medida a onda de protestos da Primavera Árabe, mas temem o impacto da insegurança dos países mais mergulhados nos protestos, como Síria, Egito ou Líbia.
Também se preocupam com as ambições regionais de seu vizinho Irã, de quem suspeitam que pretende se infiltrar em suas comunidades xiitas na zona dominada pelas monarquias sunitas.