Mundo

Mobilização dos americanos no Rio é a maior em 20 anos

Muitos deles já deixaram sua cédula preenchida no Consulado do Rio de Janeiro, para que seja enviada aos Estados Unidos e depositada nas urnas daquele país

O Departamento do Trabalho informou nesta terça-feira que seu Índice de Preços ao Consumidor ficou inalterado (Jonathan Ferrey/Getty Images)

O Departamento do Trabalho informou nesta terça-feira que seu Índice de Preços ao Consumidor ficou inalterado (Jonathan Ferrey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2012 às 11h20.

Rio de Janeiro – Como os Estados Unidos permitem o voto pelo correio para estrangeiros, os cidadãos norte-americanos que vivem no Brasil podem ajudar a eleger o novo ocupante da Casa Branca. Muitos deles já deixaram sua cédula preenchida no Consulado do Rio de Janeiro, para que seja enviada aos Estados Unidos e depositada nas urnas daquele país.

Outros ainda deverão fazê-lo nos próximos dias. Sem citar números, a vice-cônsul dos Estados Unidos no Rio, Ana Adler, disse que a mobilização da comunidade norte-americana em torno da eleição deste ano é a maior dos últimos 20 anos. “Tem mais gente votando, mais pessoas buscando informações sobre como se registrar e sobre como votar. A mobilização é a maior que o consulado já vivenciou nos últimos 20 anos”, disse.

Segundo Ana Adler, ainda há tempo de entregar a cédula no consulado, ou nas demais representações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil. Para os eleitores de alguns estados americanos, ainda é possível pedir uma cédula de votação, como em Nevada, onde a solicitação pode ser feita até terça-feira (30).

Mas, como faltam apenas dez dias para a eleição presidencial, Ana Adler ressaltou que não há como garantir que a cédula chegue a tempo de ser computada na apuração dos votos. “Mas também podem prorrogar o prazo para recebimento das cédulas. Numa eleição passada, quando [George W.] Bush foi eleito, eles estenderam o prazo, porque [a disputa] estava tão apertada, que cada voto teve que ser contado.”

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisImigraçãoEleições americanas

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal