Mundo

Ministros se reúnem em Londres com oposição da Síria

Ministros das Relações Exteriores de 10 países e secretário de Estado dos EUA participam de reunião do grupo Amigos da Síria para preparar convenção de Genebra


	Ministros das Relações Exteriores juntamente com o secretário de Estado americano, John Kerry: objetivo é convencer oposição síria a comparecer à conferência de Genebra
 (Philippe Wojazer/Reuters)

Ministros das Relações Exteriores juntamente com o secretário de Estado americano, John Kerry: objetivo é convencer oposição síria a comparecer à conferência de Genebra (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 08h15.

Londres - Os ministros das Relações Exteriores de dez países e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, participam nesta terça-feira em Londres de uma reunião do grupo Amigos da Síria para preparar a convenção de Genebra e convencer à oposição ao regime de Bashar al-Assad a comparecer nessa reunião.

A reunião de hoje, que começará por volta das 7h (de Brasília) no palacete de Lancaster House, terá a presença dos responsáveis das Relações Exteriores de Reino Unido, Egito, França, Alemanha, EUA, Jordânia, Itália, Catar, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos (EAU).

O objetivo da reunião é convencer à principal aliança da oposição, a Coalizão Nacional, a comparecer no próximo mês à conferência que será realizada na cidade de Genebra, na Suíça.

Os ministros das Relações Exteriores dos 11 países que formam o grupo Amigos da Síria buscarão estabelecer os fundamentos para a conferência em Genebra, segundo fontes oficiais britânicas.

Ao mesmo tempo, querem reafirmar a necessidade de que a conferência seja concentrada na transição política na Síria.

Uma das facções que integram a Coalizão Nacional, o chamado Conselho Nacional Sírio, informou que não confia nas negociações com o regime de Damasco e se nega a participar da conferência.

Segundo os especialistas, a oposição síria ficou enfraquecida pelos enfrentamentos entre o Exército Livre da Síria e grupos rebeldes islâmicos.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, afirmou que o encontro é para "falar dos preparativos para a convenção de Genebra, e nossos esforços para se chegar a um acordo político sobre este trágico conflito".

No final da reunião de hoje, William Hague e John Kerry oferecerão uma entrevista coletiva, prevista para as 11h45 (de Brasília).

Os países ocidentais receberam com satisfação o acordo alcançado no mês passado em Genebra entre EUA e Rússia para o desmantelamento do arsenal químico do regime sírio, mas não impediu a continuação do conflito armado, nem reduziu a tragédia humanitária no país.

Desde o começo do conflito em 2011, mais de 100 mil pessoas morreram na Síria.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaJohn KerryPolíticosSíria

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana