Mundo

Ministro grego não crê em acordo em reunião do Eurogrupo

Atenas espera o desbloqueio de uma ajuda de 7,2 bilhões de euros como parte do segundo plano de resgate do FMI e da zona do euro


	Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis: a Grécia deve reembolsar 1,5 bilhão de euros ao FMI no final do mês, mas não tem dinheiro suficiente para honrar esta dívida
 (Paul J. Richards/AFP)

Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis: a Grécia deve reembolsar 1,5 bilhão de euros ao FMI no final do mês, mas não tem dinheiro suficiente para honrar esta dívida (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2015 às 16h41.

Paris - O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, declarou nesta quarta-feira, em Paris, que não acredita na conclusão de um acordo sobre a dívida de seu país na reunião do Eurogrupo, agendada para quinta-feira, em Luxemburgo.

Entrevistado em Paris logo após uma reunião com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, sobre a possibilidade de um acordo, Varoufakis respondeu: "Eu não acredito". "Cabe aos líderes políticos chegar a um acordo", acrescentou.

A Grécia deve reembolsar 1,5 bilhão de euros ao FMI no final do mês, mas não tem dinheiro suficiente para honrar esta dívida, enquanto continua a pagar seus funcionários públicos e aposentadorias.

Enquanto isso, Atenas espera o desbloqueio de uma ajuda de 7,2 bilhões de euros como parte do segundo plano de resgate do FMI e da zona do euro, mas os seus credores condicionam a entrega deste valor a um programa de reformas.

"Este governo foi eleito para defender o povo grego com um ambicioso programa de reformas", explicou Varoufakis. "Espero que as instituições levem em consideração esta agenda de reformas", acrescentou.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, declarou por sua vez na segunda-feira que poderia fazer "dois ou três" gestos perante os seus credores, mas advertindo que "se a Europa insistir na questão das aposentadorias, terão de aceitar o preço".

Acompanhe tudo sobre:CréditoCrise gregaDívida públicaEuropagestao-de-negociosGréciaNegociaçõesPiigsReuniõesUnião Europeia

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos