Mundo

Ministro britânico de Comércio Internacional demonstra apoio a Theresa May

Ministros do Reino Unido renunciaram ontem (15) por desacordos com o plano para a saída da União Europeia

Liam Fox: Ministro britânico de Comércio Internacional é do setor partidário de um Brexit duro (Peter Nicholls/Reuters)

Liam Fox: Ministro britânico de Comércio Internacional é do setor partidário de um Brexit duro (Peter Nicholls/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 12h21.

Londres - O ministro britânico de Comércio Internacional, Liam Fox, do setor partidário de um "brexit" duro, demonstrou nesta sexta-feira apoio à primeira-ministra, Theresa May, depois da renúncia de dois colegas por desacordos com o plano para a saída da União Europeia (UE).

Em um ato em Bristol (sudoeste), Fox disse que tem "total confiança" na chefe do Governo e elogiou sua "resistência", ao mesmo tempo que concordou com seu colega Michael Gove de que "o que é necessário agora é estabilidade".

Previamente, Gove, titular de Meio Ambiente e outro porta-bandeira de um "brexit" duro, confirmou que não pensa em renunciar ao Executivo e tentará por outro lado melhorar a minuta pactuada com Bruxelas.

May antecipou hoje que "em um dia, mais ou menos" designará os novos ministros do "Brexit" e Trabalho e Previdência, em substituição a Dominic Raab e Esther McVey, respectivamente, que se demitiram por não concordar com os termos acordados entre o Reino Unido e Bruxelas.

Fox pode ser um candidato para substituir Raab - já que supostamente rejeitou Gove já teve o nome rejeitado -, porém a imprensa aponta que May pode decidir pela eliminação do Ministério do "Brexit", sobre a base de que já foi negociado um acordo.

A líder conservadora pode enfrentar um possível golpe interno por parte de deputados de seu partido, que se conseguirem 15% de apoio dos parlamentares "tories" - 48 na Câmara atual - poderão solicitar uma moção de confiança.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições