Mineradora - Foto: Leandro Fonseca data: 20/06/2023 (Leandro Fonseca/Exame)
Agência
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 15h46.
Última atualização em 6 de novembro de 2024 às 16h25.
As grandes mineradoras de minério de ferro continuam confiantes na demanda de longo prazo da China por esse insumo essencial para a produção de aço, apesar de desafios pontuais. Durante a 7ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), que começou na terça-feira, 5, em Xangai, executivos do setor reforçaram seu otimismo sobre o mercado chinês.
Rag Udd, diretor comercial do Grupo BHP, destacou que as políticas de estímulo recentes indicam um cenário de crescimento econômico estável na China, impulsionando a demanda por recursos. Já Bold Baatar, diretor comercial da Rio Tinto, ressaltou a resiliência econômica chinesa e os fundamentos sólidos que sustentam a demanda elevada por aço no país.
A Vale China, representada por Xie Xue, enfatizou que a taxa de urbanização da China deve crescer dos atuais 66% para 80% ou até mais, sustentando a demanda de longo prazo por habitação. Segundo ele, isso, aliado ao crescimento industrial, deve manter a demanda por minério de ferro em alta no país.
As mineradoras estão ampliando suas parcerias com clientes chineses, indo além do simples fornecimento de matérias-primas. A Rio Tinto, por exemplo, destacou o progresso do projeto Simandou, na Guiné, com o apoio da Baowu e da Chalco, gigantes chineses dos setores de aço e alumínio. Segundo Baatar, esses parceiros não só investiram no projeto mas também trouxeram fornecedores e empreiteiros de alto nível.
Além disso, a China se tornou o maior mercado da BHP, que recentemente criou um centro de compras no país para adquirir equipamentos de mineração. Já a Fortescue Metals, representada pelo CEO Dino Otranto, destacou a colaboração com a Baowu em tecnologias de fundição de baixo carbono, alinhada às metas de descarbonização da empresa.
Iniciativas de baixo carbono estão sendo desenvolvidas entre empresas como BHP, Rio Tinto, Vale e seus parceiros chineses, refletindo um compromisso mútuo com objetivos ambientais e a transição para uma mineração mais sustentável. Esse avanço reforça o papel da China como um parceiro estratégico na evolução da mineração global.