Mundo

Milhares de pessoas permanecem na Praça Tahrir

Os manifestantes exigem a saída dos militares do governo, apesar da promessa da junta militar de entregar o poder a um presidente eleito em 2012

Manifestantes não acreditam nas promessas do marechal Hussein Tantawi, que foi ministro durante o antigo regime 
 (Khaled Desouki/AFP)

Manifestantes não acreditam nas promessas do marechal Hussein Tantawi, que foi ministro durante o antigo regime (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 08h12.

Cairo - Milhares de pessoas permaneciam nesta quarta-feira na Praça Tahrir do Cairo para exigir a saída dos militares do governo, apesar da promessa do marechal Hussein Tantawi de entregar o poder a um presidente eleito em 2012.

Na terça-feira, o chefe de Estado de fato fez um discurso à nação e se comprometeu a organizar uma eleição presidencial até julho de 2012. Também se declarou disposto a entregar o poder imediatamente após um referendo.

Mas nesta quarta-feira, milhares de egípcios na Praça Tahrir afirmam não acreditar nas palavras do marechal, que foi ministro durante o antigo regime e que agora os manifestantes comparam ao presidente destituído Hosni Mubarak.

"Tantawi é uma cópia de Mubarak. É Mubarak com roupa militar", afirmou à AFP Ahmed Mamduh, um contador de 35 anos.

A determinação dos manifestantes, que já provocaram a renúncia do governo civil instalado pelo poder militar, permite imaginar uma disputa de longo prazo, a menos de uma semana das primeiras eleições legislativas desde a queda de Mubarak, que devem começar em 28 de novembro.

"Uma segunda revolução", afirma o jornal Al-Akbar na edição desta quarta-feira.

"O mais perigoso que pode acontecer é a deterioração da relação entre o povo e o Exército", adverte o jornal.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosÁfricaEgitoGoverno

Mais de Mundo

Memorando de entendimento com EUA 'nunca esteve tão próximo', diz Irã

EUA dizem que podem assinar acordo com Irã nos 'próximos dias'

Equador corta impostos e reduz preço da cerveja para apoiar seleção na Copa do Mundo

Surto de Ebola se espalha pelo Congo e tem 'escala muito maior', diz OMS