Mundo

Milhares de palestinos comemoram aniversário do Fatah

O movimento do presidente palestino Mahmud Abbas foi autorizado pela primeira vez em Gaza desde que o Hamas assumiu o controle deste território em 2007

Com a bandeira amarela do Fatah, milhares de palestinos participam de uma manifestação em apoio ao partido em Gaza
 (Mohammed Abed/AFP)

Com a bandeira amarela do Fatah, milhares de palestinos participam de uma manifestação em apoio ao partido em Gaza (Mohammed Abed/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 10h46.

Gaza - Milhares de simpatizantes do Fatah se reuniram nesta sexta-feira em Gaza para celebrar o aniversário desse movimento, autorizado pela primeira vez em Gaza desde que o Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) assumiu o controle deste território em 2007, afirmou um porta-voz do Fatah.

O Fatah, movimento do presidente palestino Mahmud Abbas, lançou na madrugada de terça-feira as festividades de seu aniversário em Gaza, com milhares de partidários do movimento exibindo retratos do dirigente histórico Yasser Arafat e bandeiras do movimento, à luz de fogos de artifícios.

Congregações similares aconteceram em outras cidades da Faixa de Gaza, mas a principal manifestação está prevista para esta sexta-feira, no complexo de Saraya, ex-quartel-general da segurança do Fatah.

O Fatah, que governa as zonas autônomas da Cisjordânia, celebra seu aniversário no dia 1º de janeiro, em recordação da primeira operação de guerrilha contra Israel, reivindicada por seu braço armado, Al-Assifa ("Tempestade") em 1º de janeiro de 1965.

Estas celebrações não eram realizadas em Gaza desde que o Hamas tirou do enclave os partidários de Abbas, em junho de 2007, depois de ter vencido, em janeiro de 2006, as últimas eleições legislativas palestinas.

Um acordo de reconciliação nacional foi obtido em abril de 2011 no Cairo, mas seus principais pontos ainda não foram aplicados.

Abbas inaugurou as festividades no quartel-general da Autoridade Palestina em Ramallah, prometendo que 2013 será o ano do estabelecimento de um Estado palestino independente

Acompanhe tudo sobre:Palestina

Mais de Mundo

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos

Oposição venezuelana diz na Colômbia que Edmundo González será empossado hoje