Mundo

Mike Pompeo vai ao Paquistão para reduzir tensões

Washington considera o Paquistão uma peça-chave na guerra contra os talibãs que começou há 17 anos no vizinho Afeganistão

Mike Pompeo: secretário de Estado americano chegou hoje ao Paquistão (Andrew Harnik/Reuters)

Mike Pompeo: secretário de Estado americano chegou hoje ao Paquistão (Andrew Harnik/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 09h29.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, chegou ao Paquistão nesta quarta-feira (5), onde se reunirá com o primeiro-ministro Imran Khan, na tentativa de reduzir as tensões dos últimos meses entre ambos os países.

Pompeo aterrissou pouco antes das 13h locais (8h horário de Brasília) no aeroporto militar de Rawalpini, junto à capital, Islamabad, disseram jornalistas presentes no local.

O secretário foi recebido pelo chefe do Estado-Maior do Exército americano, general Joseph Dunford, e por representantes da Chancelaria paquistanesa.

Além do premiê, Pompeo se reunirá com o chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, general Qamar Javed Bajwa, e com o chanceler Shah Mehmood Qureshi, antes de voar ainda hoje para a Índia.

Esta é a primeira visita de Pompeo ao país desde que foi nomeado secretário de Estado. Washington considera o Paquistão uma peça-chave na guerra contra os talibãs que começou há 17 anos no vizinho Afeganistão, onde a situação se agrava dia após dia.

Estados Unidos e Afeganistão, dois países aliados, acusam o Paquistão de apoiar os grupos armados talibãs e seus aliados da rede Haqqani, oferecendo-lhes abrigo em seu território, o que Islamabad nega.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Paquistão

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia