Mundo

México é atingido por mais 18 réplicas de terremoto

As autoridades mexicanas informaram que apenas 11 pessoas ficaram feridas em decorrência do terremoto de ontem e não há registros de mortos nem danos mais graves

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 09h33.

Brasília – Após o terremoto de 7,8 graus na escala Richter atingir parte do México na tarde de ontem (20), o país sofreu mais 18 réplicas de tremores de terra cujas magnitudes variaram de 3,9 a 5,3 graus, segundo o Instituto de Geofísica da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Em decorrência dos tremores de terra, o governo acionou um plano de emergência e a população atendeu às orientações das autoridades, segundo informações oficiais.

As autoridades mexicanas informaram que apenas 11 pessoas ficaram feridas em decorrência do terremoto de ontem e não há registros de mortos nem danos mais graves. O secretário do Interior do México, Alejandro Poire Romero, disse que nove feridos são da região de Oaxaca e dois na Cidade do México, a capital do país.

A diretora-geral do Departamento de Proteção Civil do Interior, ligado ao Ministério do Interior do México, Laura Gurza, disse que após o registro do terremoto foi acionado um plano de emergência e foram tomadas todas as providências para evitar o agravamento dos impactos.

O ministro e a diretora informaram ainda que o presidente do México, Felipe Calderón, acompanhou todos os procedimentos relacionados ao plano de emergência. De acordo com os dados do governo, haverá um esforço conjunto entre autoridades federais, estaduais e municipais para a reconstrução das áreas atingidas.

Poire disse que a prioridade é avaliar os danos a hospitais e escolas, além de deslizamentos de terra nas regiões de Cuernavaca-Acapulco e Acapulco-Pinotepa Nacional, que são servidos. Segundo ele, o Centro de Alerta de Tsunami emitiu dois boletins de alerta indicando que não há riscos imediatos de o fenômeno ocorrer.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisMéxicoTerremotos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia