Mundo

México descobre grandes reservas de gás natural na fronteira com os EUA

A descoberta pode aumentar a produção no país de três a seis vezes, segundo o ministro da Energia, Jordy Herrera

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica (Divulgação)

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 08h14.

Brasília – As autoridades do México confirmaram a descoberta de grandes reservas de gás natural não convencional na fronteira com os Estados Unidos. A descoberta pode aumentar a produção no país de três a seis vezes, segundo o ministro da Energia, Jordy Herrera. Essa região fronteiriça é também a mais violenta do México, onde atuam os cartéis do tráfico de drogas, armas e pessoas.

Herrera disse que a empresa responsável pelo setor de gás, a Petróleos Mexicanos (Pemex), vai avaliar os novos poços para "determinar exatamente o potencial" das reservas e escolher os melhores parceiros para iniciar a exploração. "É uma grande região do nosso país, onde podemos encontrar esse tipo de gás natural", destacou ele, informando ainda que há distintos tipos de gás que requerem métodos diversificados também.

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica. Os últimos dados indicam que o país produz 46,2 bilhões de gás para um consumo de 54,1 bilhões. O pico de consumo ocorre durante o inverno. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)GásMéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal