Merkel nega taxativamente insolvência da Grécia

Chanceler alemã defende que os países não especulem sobre o futuro da dívida grega, mas encorajem o país a cumprir seus compromissos

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou taxativamente as especulações sobre uma possível declaração de insolvência por parte da Grécia e criticou quem, entre seus parceiros na coalizão governamental, alimentaram essa possibilidade.

"Acho que o melhor favor que podemos fazer à Grécia é não especular, mas encorajá-la a cumprir os compromissos que adquiriu", afirma Merkel em entrevista transmitida nesta terça-feira pela emissora pública "RBB Inforadio".

De acordo com a chanceler, é necessário "fazer o possível para manter unido o entorno do euro, já que poderia ocorrer um rápido efeito dominó e processos incontrolados" que ameaçam a estabilidade da moeda única.

"Por isso, o primeiro mandamento deve ser evitar uma insolvência incontrolada, já que isso não afetaria só a Grécia, mas existe o grande perigo de afetar todos, pelo menos alguns países", advertiu Merkel.

A chanceler e líder da União Democrata-Cristã (CDU) ainda incentivou o país heleno a cumprir seus deveres e assegurou que "a Grécia sabe muito bem o que deve fazer".

"Todos devem medir agora suas palavras com precaução. O que não precisamos é de nervosismo nos mercados financeiros. A insegurança já é grande demais", comentou Merkel.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.