Mundo

Merkel faz sua última visita ao papa em viagem a Roma

A dirigente alemã se reuniu pela sétima vez com o pontífice argentino em seu escritório privado no palácio apostólico

A chanceler alemã Angela Merkel acena para funcionários do governo em sua chegada ao Palazzo Chigi, em Roma, para reunião com o primeiro-ministro italiano (AFP/AFP)

A chanceler alemã Angela Merkel acena para funcionários do governo em sua chegada ao Palazzo Chigi, em Roma, para reunião com o primeiro-ministro italiano (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 11h54.

Última atualização em 7 de outubro de 2021 às 13h20.

O papa Francisco recebeu, nesta quinta-feira, 7, no Vaticano, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, um encontro de despedida da líder após 16 anos no poder. A viagem também incluiu uma reunião em Roma com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

A dirigente alemã se reuniu pela sétima vez com o pontífice argentino em seu escritório privado no palácio apostólico, com quem conversou por 45 minutos e depois trocou presentes.

Invista com apoio dos assessores do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG

A líder alemã, filha de um pastor protestante, que chegou em Roma no dia anterior, também planeja uma série de reuniões na cidade, com uma agenda intensa, que inclui um almoço com Draghi em um restaurante com vista espetacular da Cidade Eterna.

Merkel e Draghi trabalharam lado a lado por anos, especialmente na crise do euro, quando o reconhecido economista italiano dirigia o Banco Central Europeu e teve que tomar medidas ousadas.

Depois de 16 anos históricos no poder, Merkel está se retirando da política, mas permanecerá provisoriamente enquanto seus sucessores negociam a formação de um novo governo.

A chanceler alemã iniciou o dia com uma visita à sede da influente revista jesuíta La Civiltá Cattolica, durante a qual conversou com o religioso alemão Hans Zollner, entre os maiores especialistas para a proteção dos menores que sofreram abusos, um tema prioritário para a Igreja Católica alemã após ter sido abalada por escândalos de pedofilia.

À tarde, Merkel participa do encontro internacional "Povos irmãos, Terra futura. Religiões e culturas em diálogo", organizado pelo movimento católico Comunidade de San Egidio no Coliseu de Roma e na qual também participarão o papa Francisco, Bartolomé I, patriarca ecumênico de Constantinopla, Justin Welby, arcebispo de Canterbury, Pinchas Goldschmidt, presidente da Conferência de Rabinos Europeus, assim como Mohammed Eldwainy, vigário do Grande Imã de al-Azhar, entre outros.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelPapa Francisco

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo